A Flex vai apoiar e patrocinar o Projeto Saber & Fazer, iniciativa de estímulo ao empreendedorismo jovem em uma escola pública em Santa Catarina. Por meio de encontros com empresários e professores universitários, a ação tem o objetivo de desenvolver raciocínio lógico, crítico, criativo e inovador voltado à implantação de um negócio por adolescentes.
A ideia do projeto surgiu da estudante de administração de empresas Ana Clara Granzotto, juntamente com outros 12 alunos da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, como parte da disciplina Administração de Projetos. “Quando começamos a desenvolver o projeto, a Flex foi nossa primeira opção para nos apoiar porque a empresa tem uma identidade muito forte voltada para o social, para a educação e para a formação de pessoas”, conta Giovanna Giroldo, líder pedagógica do projeto.
Durante o mês de junho, serão realizados cinco encontros com todos os alunos do oitavo e novo ano da EEB Getúlio Vargas, escola localizada no bairro Saco dos Limões, em Florianópolis, que tem como objetivo a fabricação de um produto simples e viável, aplicando conceitos básicos de administração. Entre as atividades que serão desenvolvidas, estão dinâmicas de negociação com fornecedores, preenchimento de tabela de custos e a apresentação de conceitos de marketing, entre outros. Para tornar a experiência mais rica, os empresários de Santa Catarina, Henrique Rosa, Fabiano Merim e Ricardo Araújo, e os professores da UFSC, Marcos Abilio Bosquetti e Maurício Fernandes Pereira, foram convidados a participarem dos encontros passando um pouco de suas experiências.
No final do Projeto Saber & Fazer será realizada uma feira de empreendedorismo na escola, onde os alunos terão a oportunidade de expor os produtos fabricados nos encontros. Eles apresentarão para pais, alunos, professores e comunidade como conseguiram realizar o projeto proposto e o que aprenderam ao longo da jornada. “O mote da Flex é resultado para todos, não só no ambiente interno da empresa, mas também para a sociedade, então nada mais importante do que incentivar crianças em idade escolar a pensar no futuro para criarem possibilidades, gerando resultados para a comunidade”, comenta Patricia Hostim Rabello, gerente de comunicação e marketing da Flex.