Gaia lança plataformas de proteção para web

0
7


A Gaia Informática, especializada em sistemas de redes, lançou duas plataformas para proteção da internet corporativa da norte americana Marshal Software, empresa de segurança de conteúdo para e-mail e web. O MailMarshal, sistema de segurança de conteúdo para correio eletrônico e o WebMarshal, aplicação para controle e monitoramento de acesso à internet.


Na análise de Fernando Neves, diretor da Gaia, essas ferramentas são ideais para a implantação de políticas de produtividade e eliminação de riscos na web, pois, além de controlar o acesso a determinados sites, ele elimina o mau uso do e-mail no ambiente de trabalho. O executivo explica que os principais problemas que as empresas enfrentam com relação aos dados eletrônicos que passam pela rede, são o vazamento de informações sigilosas e a circulação de mensagens inadequadas, que afetam a imagem da corporação.


“O MailMarshal fiscaliza a saída de conteúdo confidencial, difamatório ou de profanação bem como outras formas impróprias de utilizar o e-mail no trabalho, que podem potencialmente prejudicar a integridade dos negócios”, conclui. Além disso, oferece suporte anti-vírus, avançado sistema de escaneamento de texto, aumento do reconhecimento dos tipos de arquivo, notificação em tempo real sobre brechas na política de proteção, relatório detalhado tanto sobre o tráfego de e-mail como das ações de segurança e manutenção dos resultados.


Para o controle de acesso à internet, a empresa desenvolveu o WebMarshal, que elimina navegações impróprias e direciona os usuários para sites previamente aprovados, enquanto bloqueia sites ofensivos ou improdutivos. “Um dos principais benefícios é a otimização do uso da banda e agilização no acesso à internet”, explica. Nesse sentido, a solução permite estabelecer regras baseadas em diferentes critérios que vão desde o controle por meio de browser pela URL até o tipo de conteúdo. O aplicativo conta ainda com a ferramenta TextCensor, que faz a filtragem por categoria, utilizando a tecnologia de análise de palavras. Com isso, é possível localizar e atualizar automaticamente a lista de sites que podem ou não ser acessados, formando as listas negras, por meio da categorização da URL.