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Gamificação no mundo corporativo



Autora: Juliana Mantelli

 

Desenvolver estratégias para envolver colaboradores em treinamentos tem sido um caminho desafiador para muitas empresas atualmente. Algumas técnicas estão sendo aplicadas com o intuito de gerar engajamento e maior adesão nos cursos propostos.

 

O conceito de “Gamification” ou “Gamificação” tem ganhado muito espaço nos departamentos de treinamentos de muitas empresas e objetiva o uso de técnicas que usam a mecânica de jogos, interação entre colaboradores, competitividade e temas lúdicos para enriquecer assuntos que poderiam ser abordados de maneira muito mais simplória.

 

Aplica-se a gamificação em processos organizacionais com o objetivo de incentivar os colaboradores a adotarem comportamentos e políticas da empresa. O principal objetivo é encorajar as pessoas a lidarem com temas considerados “chatos” de uma maneira mais fácil, como por exemplo, a leitura de conteúdos, treinamentos, preenchimento de avaliações, etc.

 

A metodologia é baseada na estratégia do uso de pontuação e rankings para estimular a competitividade dos participantes, influenciando-os assim, a completarem as atividades propostas pela organização. A mecânica envolve ainda possíveis recompensas e prêmios aos colaboradores e equipes com melhor colocação.

 

O modelo, que invadiu a internet e tem aparecido fortemente no ambiente corporativo, faz muito sucesso, pois envolve os participantes de forma a instigar a competitividade – característica fortemente presente em todos os seres humanos. Por meio disso, gestores conseguem atingir um número maior de pessoas com as estratégias de treinamento.

 

Um exemplo de aplicação de gamification é o Grande Prêmio do Conhecimento, da fabricante de pneus Goodyear. Desde 2011 é realizado um jogo durante alguns meses do ano com objetivo de incentivar a realização de treinamentos online. O projeto já se transformou num evento aguardado por todos e durante sua aplicação, a adesão tem um amento de 400% de treinamentos realizados. Ao mostrarmos um ranking onde todos conseguem saber quem está em primeiro lugar, ou último, a disputa fica muito mais acirrada e todos acabam se esforçando para realizar todas as atividades.

 

Uma particularidade muito importante no conceito de gamificação é o fato de conseguir abranger faixas etárias diferentes e com particularidades de cada um. Por um lado, temos os jovens que atualmente estão cada vez mais ligados a tecnologia e prendê-los em salas de aulas é como levá-los à tortura. Por outro, nos deparamos com pessoas mais experientes cuja grande dificuldade é abordar assuntos que elas já dominam, mas não são frequentemente reciclados. Aplicando os conceitos de games, prender a atenção e informar qualquer tipo de conteúdo se torna muito mais interessante.

 

Em suma, o conceito de gamificação e de jogos de negócios auxilia as empresas a promoverem a interação entre os colaboradores, não os discriminando pelas características de cada idade, comportamento ou preferências. É um jeito inovador e diferenciado para aprender e trabalhar. Quem não quer um desafio?

 

Juliana Mantelli é relações públicas e analista de negócios da SOU Educação Corporativa.

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