Getronics apresenta nova solução

0
2

A Getronics – integradora global de soluções de TI e Telecom – apresenta a sua solução Thin Computing em Linux e com software de emulação de telefone IP. Como resposta à crescente necessidade das empresas em solucionar problemas de custos, otimização de recursos e aumento da segurança de seu ambiente, o lançamento da Getronics demonstra como a arquitetura Thin Computing endereça essas questões com uma proposta de centralização do processamento em uma plataforma 100% Software Livre. Integrando hardware, software e serviços, esta oferta da Getronics resgata as características positivas da computação centralizada, mantendo a produtividade da arquitetura distribuída, reduzindo o Custo Total de Propriedade (TCO), aumentando o nível de segurança, além de agregar todos benefícios da Telefonia IP.

A possibilidade de integrar a Telefonia IP ao Thin Computing deixa a solução mais atraente e com possibilidades de diminuir ainda mais o TCO. “O grande apelo dessa solução é a sua independência e flexibilidade. Não há vínculo com nenhum hardware especial ou fabricante. O cliente pode optar pela solução mais adequada ao seu negócio”, observa Paulo Pichini, diretor geral da Getronics do Brasil.
Longa vida aos micros da empresa
“Um das características do Thin Computing é prolongar a vida útil dos desktops de uma empresa. Muitas vezes, computadores antigos como um Pentium 133 Mhz podem ser mantidos no ambiente, evitando grandes investimentos em novos equipamentos,” observa Marcelo Zanoni, diretor da divisão de Business Solutions da Getronics do Brasil. Esta arquitetura permite a centralização das aplicações nos servidores, tirando das pontas (terminais) a complexidade do processamento local. A solução não depende de um hardware específico para ser implementada, podendo ser adotado um terminal thin client ou uma CPU de outras gerações. O sistema pode utilizar a arquitetura com software livre. Para André Farneze, Gerente de Desenvolvimento de Produtos, com o Thin Computing, a Getronics passa a oferecer ao mercado uma solução capaz de racionalizar o poder de processamento de um ambiente. “É uma mudança de paradigma na maneira de implementar a computação, resgatando as vantagens da centralização e mantendo a produtividade do ambiente distribuído “, reforça Farneze.
Com aplicações potenciais em diversos segmentos – como call centers, help desk, órgãos públicos, universidades, clínicas, hospitais e indústria -, a Getronics pretende verticalizar soluções de Thin Computing. “Temos larga experiência em integração para desenvolvermos soluções customizadas – hardware, software e serviços – capazes de dinamizar os processos e o negócio de nossos clientes”, avalia Zanoni.
Redução do TCO em até 40%
Uma das grandes vantagens desta solução é a simplicidade de operação e manutenção. Como as aplicações ficam residentes no servidor, basta trocar um terminal caso ocorra algum problema, o que elimina a necessidade de configurar tudo novamente. As instalações de novas aplicações também são feitas de um ponto central, reduzindo a complexidade de implantação de novos produtos e sites. “Com esta arquitetura mais simples, o Thin Computing é capaz de reduzir o TCO em até 40%”, revela Zanoni.

O aumento do nível de segurança da rede de TI é outra vantagem do Thin Computing. “No ambiente cliente servidor são utilizados diversos serviços e portas de comunicação. Com a nossa arquitetura, concentramos os aspectos de comunicação em apenas um serviço, reduzindo significativamente os pontos de vulnerabilidade do sistema”, explica Farneze. Com a centralização, a operação de backup também é simplificada, pois os dados ficam armazenados apenas no servidor, assim como a atualização de antivírus.
Benefícios da Telefonia IP
A utilização da rede WAN como forma de transporte da comunicação de voz é amplamente utilizada nas corporações, principalmente como artifício para redução do custo com chamadas entre as diferentes filiais e a matriz. Para isso, ganha força a utilização de centrais e telefones IP que permitem, dentro da rede local, utilizar todas as facilidades de convergência do protocolo IP, utilizando uma infra-estrutura de comunicação única para dados e voz.

Na solução Thin Computing da Getronics, pode-se ainda agregar todas as facilidades da Telefonia IP. Cada terminal opera com um Telefone IP, usando protocolo H323. Com isso, o custo do aparelho é eliminado. Pela perfeita integração dados/voz, essa solução é ideal para ambiente de Call Centers e Help Desks.