Harmonia produtiva

0
9
Muitas pessoas pintam seus empregos como algo estressante, chato e entediante. Começam a semana já pensando na sexta. Ou mesmo, durante o dia ficam contando as horas para ir embora para casa. Porém, o ambiente de trabalho pode sim ser um lugar agradável, segundo Silvana Muotri Rodriguez, coordenadora do call center e SAC da Sorridents, onde as pessoas possam se desenvolver, ajudar uns aos outros, satisfazerem suas necessidades, serem motivadas e aceitarem as mudanças como algo positivo. O segredo está na liderança, que deve ser atenta a tudo isso e saiba administrar os colaboradores com respeito, educação, clareza e transparência nas informações. “Dessa forma tanto a empresa quanto os colaboradores serão beneficiados e atingirão suas metas”, comenta.
E como passamos grande parte do dia no ambiente de trabalho, a interação e amizade entre os colaboradores é importante para que todos convivam bem. “É essencial que cada um contribua para manter um ambiente amistoso, colaborativo e profissional.” Por isso, tudo deve começar por um bom relacionamento interpessoal. “A harmonia no ambiente de trabalho é a forma mais adequada, eficaz e produtiva para a consecução de resultados positivos e com qualidade para a empresa. Quando há um bom relacionamento interpessoal, os funcionários se sentem bem no trabalho, consequentemente o ambiente é agradável, propiciando motivação para o desempenho de tarefas”, destaca.
Ela aponta que o relacionamento interpessoal positivo contribui para um bom ambiente dentro da empresa, o que resulta em um aumento da produtividade. “No trabalho, esse relacionamento saudável entre duas ou mais pessoas é alcançado quando as pessoas conhecem a si mesmas, quando são capazes de se colocar no lugar dos outros (demonstram empatia), quando expressam as suas opiniões de forma clara e direta sem ofender o outro (assertividade), são cordiais e têm um sentido de ética”, pontua.