A iBasis anuncia que sua rede de voz sobre IP é responsável entre 10% e 35% do tráfego de voz e fax internacional dos Estados Unidos para 14 países, entre eles a China e três dos 10 mais populosos países do mundo.
O tráfego de operadoras Tier One, roteadas pela rede da iBasis, aumentou durante 2000 e no último trimestre do ano registrou 30% do volume de tráfego da rede global iBasis Network. A empresa se empenha na qualidade de sua plataforma de voz para criar a Global Spoken Web, uma rede de serviços de reconhecimento de voz que permite o acesso de todos os telefones fixos ou móveis de qualquer lugar do mundo. O acesso à rede Global Spoken Web conta com a tecnologia de sua nova aquisição, a PrinceInteractive.
A iBasis Network é a rede internacional da Cisco (CPN) para telefonia via Internet, possui centrais chamadas de Internet Central Offices TM (ICOs), instaladas estrategicamente para controlar e facilitar as operações da rede nas seguintes cidades: Miami, Sidney, Tóquio, Nova York, Los Angeles, Cambridge (EUA), Toronto, Singapura, Hong Kong, Londres, Pairs, Frankfurt, Amsterdã e Vancouver. Tem também instalados outros pontos menores que se chamam Internet Branch OfficesTM que exercem função importante no tráfego de envio e recebimento de mensagens.