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Indiana Seguros adota Telefonia IP


Com uma central telefônica obsoleta e a necessidade de voltar a realizar serviços de Sinistro por telefone, a Indiana Seguros investiu US$ 450 mil no projeto de implementação da tecnologia de Telefonia IP em seus callcenters, matriz e filiais, além da instalação de switches de core para aumentar a disponibilidade, performance e segurança de sua rede de dados. A 3Com foi a empresa escolhida para fornecer os equipamentos e desenvolver o projeto, em parceria com a integradora NetTelecom e a distribuidora Green Network.

Por meio dos novos switches de core família 3Com Switch 7700 e de borda SuperStack 3, toda a infra-estrutura de LAN foi dotada de segurança, qualidade de serviço e gerenciamento para suportar a plataforma de Telefonia IP convergente 3Com NBX. Foram adicionados à rede, Telefones IP´s e SoftPhones IP´s.

Nos callcenters da seguradora, a necessidade era implementar maior controle e gerenciamento das chamadas. Por isso, a 3Com instalou novas funcionalidades de voz como Auto-Atendimento, Voice-Mail, Unified Messaging e Gravação IP, todos eles disponibilizados e controlados pela plataforma 3Com NBX.

O projeto iniciou com a troca dos equipamentos do prédio principal em São Paulo, em dezembro de 2004. A primeira etapa, finalizada em maio de 2005, incluiu a instalação da Central IP NBX V5000 da 3Com, com capacidade para 1,5 mil pontos, softphones para contact centers e a substituição de 70% dos aparelhos telefônicos, na matriz da seguradora.

Nesta primeira etapa, uma das filiais da Indiana Seguros também recebeu a tecnologia de Telefonia IP e a reestruturação da rede de dados. Segundo o gerente de suporte e infra-estrutura da seguradora, Luiz Eduardo Guimarães, a intenção é promover o acesso seguro e rápido por parte das filiais. “Durante o planejamento dessa primeira fase, abrimos uma nova filial em Florianópolis que já iniciou suas operações com as novas tecnologias tanto de rede como de telefonia”, comemora.

As próximas fases, já em andamento, prevêem a instalação dos callcenters e a substituição dos aparelhos tradicionais por novos pontos de telefonia IP nas 11 filiais da seguradora e em todos os escritórios via rede WAN. A expectativa é finalizar todas as etapas em dezembro de 2005.

O projeto beneficiará os 500 funcionários da Indiana Seguros, além de cerca de mil parceiros e produtores. “Os funcionários e usuários ganharão agilidade no uso das aplicações, as filiais, acesso seguro e rápido e a Indiana espera reduzir de 30 a 35% os gastos com telecomunicações em longo prazo, obtendo um retorno de todo o investimento em menos de 12 meses”, afirma Luiz Eduardo.

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