Info Exame divulga as melhores em tecnologia de 2000

0
0

A lista das campeãs do Info 200, divulgada hoje pela revista Info Exame, traz as melhores empresas de informática e telecomunicações do País no ano 2000. O mais completo ranking desse mercado aponta as vencedoras dos nove setores analisados: hardware, software, comunicação, infra-estrutura, provedores, serviços de Internet, serviços operacionais, distribuição e consultoria. Além disso, pela primeira vez, pontua os números das estatais. O desempenho das empresas que mais se destacaram no Brasil em 2000 foi avaliado pela PricewaterhouseCoopers.

Na categoria hardware, a HP Brasil conquistou o topo do setor pelo terceiro ano consecutivo, registrando um crescimento de 18,39%. A subsidiária brasileira da Microsoft, vencedora em software, cresceu 38,98% e já ocupa a nona colocação nos negócios da empresa. No setor de comunicação, a Telefônica manteve o título. Suas vendas cresceram 26,7% e o lucro líquido registrado foi de US$ 752 milhões. Em infra-estrutura venceu a Nortel, que obteve um faturamento de US$ 1 bilhão.

Na categoria consultoria, saiu na frente a Accenture Brasil, ex-Andersen Consulting, que destacou-se na prestação de serviços para empresas de telecomunicações, bancos estrangeiros e implementações de sistemas integrados de gestão.

O melhor provedor foi a UOL, que aumentou seu faturamento em 190%, mesmo diante das turbulências das pontocom. A curitibana Perform, vencedora na categoria de serviços operacionais, cresceu 30% com a criação de uma versão mais robusta do seu software de aplicação financeira, enquanto a MLX Medidata, a melhor empresa de distribuição, apostou no terreno das telecomunicações. No segmento serviços de Internet, a escolhida foi a AgênciaClick, empresa que há quatro anos vive praticamente da rede.

Na categoria estatal, o título ficou com a Dataprev, a segunda maior do setor, mas que deixou a concorrência para trás em rentabilidade, apresentando um índice de 49,2%.

As melhores empresas de cada setor receberão o prêmio da revista Info Exame no dia 1º de agosto, às 19h30, no Terraço Abril, São Paulo, quando também será conhecido o nome da melhor entre as melhores.