A pesquisa realizada pelo Inmetro, em que foi analisado o Serviço de Atendimento aos Consumidores (SAC´s), revelou o gau de qualidade dos serviços apresentados pelas empresas de planos saúde. Dentro da metodologia desenvolvida, a pontuação mínima que deveria ser atingida para a qualidade ser atestada era de 80 pontos, a máxima era de 100. No total, foram verificados dez empresas do setor.
Na pontuação total, nehum dos palnos de saúde obtiveram 100 pontos. As únicas que passaram no teste foram Porto Seguro e Sul América, com 84.2 e 82.3, respectivamente. Entre os reprovados ficaram Blue Life (75,0), Bradesco Saúde (75), Dix Amico (72,7), Intermédica (70,7), Medial Saúde (70,7) e Unimed Paulistana (64,8) , por fim a Golden Cross (44,2). Com os resultados da pesquisa, as empresas que não passaram no teste já apontaram os motivos e o que estão fazendo para melhorar.
Análise dos SAC´s – O estudo foi realizado pelo Inmetro, entre setembro de 2005 e junho de 2006, para aprimorar a relação entre empresa e cliente. No total foram avaliadas 74 empresas de oito setores: telefonia; bancos/cartões de crédito; planos de saúde; eletroeletrônico; alimentos e bebidas; e TV por assinatura. Para realizar as análises, o Inmetro contou com o auxilio do IBRC (Instituto Brasileiro de Relação com o Cliente). Os números dos outros setores serão divulgados nas próximas semanas.