Exageros à parte, quem já não perdeu um cliente por causa do mau atendimento. Muitas e muitas vezes a necessidade de treinamento é detectada, no entanto, por inúmeros motivos o assunto é adiado ou até esquecido. Será que podemos esquecer que nosso cliente está sendo mau atendido? Por que alguns clientes não renovam serviços ou adquirem outros produtos? Por que estou perdendo mercado para o meu concorrente?
Mas, o que fazer? Embora muitas empresas ainda sonhem com profissionais prontos e motivados 24 horas por dia, a nossa realidade é bastante diferente. Hoje esperamos mais das pessoas, pois nos últimos anos o capital financeiro foi substituindo pelo capital intelectual. O mercado está cheio de profissionais bem qualificados, porém subtilizados.
Tomamos como exemplo os teleoperadores. Você já pensou na responsabilidades deste cargo, uma vez que este profissional é a voz da empresa à qual ele representa?
A fim de aumentar a capacidade produtiva de sua equipe de atendimento, algumas empresas optam pela aquisição de modernos equipamentos. Mas quem vai operar tais máquinas? Muitas vezes um profissional desmotivado e despreparado, que pode até danificar o tão suado investimento da empresa.
Nesse contexto, o treinamento, passa a ser um elemento-chave para o enriquecimento de uma empresa. E a melhor forma para se alcançar isso é investindo na capacitação de seus profissionais. Ter um bom atendimento tornou-se mais que um diferencial, é fundamental para a trajetória das empresas que buscam um lugar de destaque nesse mundo competitivo. Logo, vale a pena investir na capacitação de seus profissionais para não correr o risco de ficar entre os piores, pode acreditar: seu investimento terá retorno.
Débora Martins é Gerente de Logística e Treinamento da Atender Bem Consultoria e Treinamento ([email protected]).