Já preparou seus próximos líderes?

0
1



Aos poucos, o mercado começa a se despertar para a importância do desenvolvimento profissional dos colaboradores. Cada vez mais, as empresas estão deixando de enxergar o funcionário como apenas uma ferramenta de trabalho e vendo nele a oportunidade de ter um futuro líder. Qual a vantagem? Ter uma equipe altamente engajada e motivada. “Quando a empresa aproveita as potencialidades dos colaboradores, todos os outros se sentem motivados a continuar dando o seu melhor, pois sabem que novas oportunidades aparecerão”, resume a coach Marcia Luz, sócia-presidente da Plenitude Soluções Empresariais. Porém, a tarefa para transformar gestores em líderes exige comprometimento árduo, tanto da empresa quanto dos futuros líderes, segundo Simone Porto, gerente nacional de recursos humanos da Provider. “O interesse nessa transformação precisar ser de ambas as partes.”

 

A notícia boa é que qualquer pessoa pode se tornar líder, pois como qualquer outra habilidade, pode ser aprendida, aperfeiçoada e melhorada, segundo a CEO do Grupo AM3, Ana Maria Moreira Monteiro. “Mas a atitude de querer é a mais importante para que a pessoa busque desenvolvimento dia após dia”, alerta. Para encontrar esse profissional, ela recomenda utilizar o modelo de gestão por competências e os resultados de monitorias. O próximo passo é proporcionar experiências onde o colaborador tenha que exercer a liderança, como por exemplo, cobrir férias do superior imediato. “Convidá-lo a participar de Comitê Gestor, também pode ser um grande incentivo ao aprendizado, além de elevar a auto-estima”, explica Ana Maria.

 

Outro ponto fundamental é colocar as pessoas certas nos lugares certos. “Ou seja, a empresa precisa colocar as pessoas onde elas possam usar suas características marcantes na maior parte do tempo”, explica o consultor Eduardo Ferraz. O perfeccionista gosta de organizar, o extrovertido de se relacionar, o dominante de comandar, o impaciente de acelerar. “É muito importante conhecer a personalidade dos funcionários e não forçar a natureza das pessoas.” Outro passo importante é identificar qual o motivador para cada profissional, como forma de manter e contribuir para o desenvolvimento dele. O consultor comenta que as empresas têm quatro moedas de troca ou fatores que motivam as pessoas, sendo elas: dinheiro, segurança, aprendizado e status. Algumas pessoas desejam ganhar mais dinheiro, outras preferem segurança, outras status, e há indivíduos que tem o aprendizado como fator mais importante.

 

A coach Marcia Luz acrescenta que não acredito em fórmulas mágicas, da noite para o dia, por isso o ideal é preparar os candidatos em encontros mensais, com acompanhamento de um coach ou de um mentor. “E fique de olho nas pessoas que verdadeiramente são apaixonadas por gente, pois tem a ver com a atitude. Se faltar conhecimento para o candidato, você ensina; se faltar habilidade, você treina, mas se faltar atitude, é muito difícil mudar este quadro. A boa vontade desbanca a competência o tempo todo”, completa.

 

 

E para você, qual a importância de ter líderes formados na própria empresa? Deixe a sua opinião na enquete do portal Callcenter.inf.br.

 

 

Confira as matérias exclusivas do especial:

 


Desenvolvimento de líderes dentro de casa gera clima de motivação entre colaboradores

 

 


Em entrevista, coach aponta o caminho para transformar colaborador em líder

 

 

 


Provider aposta em programa para desenvolver potenciais de liderança

 

 

 


Consultor destaca a vantagem de conhecer a trajetória do profissional formado em casa

 

 


A importância da liderança para o desenvolvimento de novos líderes

 

 

 

 

Aproveite e leia também artigos sobre o tema:

 


Gestor moderno precisa ter a capacidade de lidar com transformações do mercado



 


A influência positiva que a liderança é capaz de exercer nos outros profissionais



 


Atitudes do líder que ajudam o time a ser mais produtivo

 

 

 


Dez pontos fundamentais para desenvolver o perfil de liderança

 

 

 


Mais do que um cargo na empresa, é preciso viver esse estado de espírito

 


Coaching como ferramenta de mudança para as equipes

 


O autoconhecimento como a chave de uma carreira e vida de sucesso

 

 

Sugestões de leitura:

 


Livro aborda conceitos de comunicação para o sucesso dos gestores

 

 

 


Livro busca revelar o que podemos aprender com importantes líderes mundiais

 

 

 


Livro traz história de executivo que passou de chefe dos outros a líder de si mesmo

 

 


Livro apresenta os 15 princípios essênciais que formam a agenda da liderança

 

 

 


Livro aponta as premissas para se tornar um grande líder na gestão de equipes

 

 

 


Práticas garantem o autoconhecimento e qualidades da verdadeira liderança

 

 

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorCada vez mais premium
Próximo artigoAudilo vai pra cima das grandes