Jogos estimulam capacidade de tomar decisões

0
2
À medida que os videogames evoluíram, passaram a exigir mais do raciocínio humano e aumentar a interação com o jogador. O estímulo dessas habilidades não se limita ao momento em que a pessoa joga, mas reflete, inclusive, nas práticas cotidianas no âmbito  pessoal e profissional. É o que aponta pesquisa da Universidade de Denver, no Colorado, que avaliou 65 estudos e dados de 6.400 estagiários, e viu que o nível de conhecimento baseado nas habilidades dos profissionais que jogavam videogames aumentou 14% em relação aos que não tinham essa prática. O nível de conhecimento factual foi 11% superior e o de retenção 9%.
Esses jogos para smartphones, consoles portáteis, e videogames complexos podem ser uma ótima ferramenta para recrutamento e seleção de candidatos. De acordo com a especialista em RH e Geração Y e presidente do Grupo Foco, Eline Kullock, os games são uma rica fonte de estímulo para a criatividade e inovação dos profissionais, já que nos jogos é preciso raciocinar estrategicamente para passar de fases e acumular pontos. “Os jogos ajudam os profissionais a aumentar a capacidade de tomar decisões rapidamente. As corporações estão exigindo cada vez mais essa agilidade, em especial aquelas que trabalham sobre pressão”, afirma a consultora.
Segundo Kullock, tanto os videogames portáteis como os tradicionais vão além da diversão e influenciam diretamente no comportamento dos colaboradores. “Quando você joga, desenvolve a organização de ações que precisa realizar para conquistar seus objetivos, além de elaborar facilmente as estratégias e a visão sobre a melhor maneira de resolver uma situação-problema”, explica a profissional. Ela explica que os videogames permitem explorar, pensar e verificar as possibilidades que as diversas situações e cenários colocam à frente do jogador, o que pode ser um ponto a ser considerado na hora da seleção de profissionais.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorActicall. Chegou para inovar
Próximo artigoMudança on-line