Lição dentro de casa

Cerca de 37,3% das brasileiras já são responsáveis pelo sustento de suas famílias, segundo dados divulgados pelo IBGE no Censo Demográfico. Elas estão assumindo esse papel com firmeza, além de estudar e cuidar de filhos e a família inteira, servindo inclusive de inspiração para outras mulheres como no caso de Marilda de Souza Moura, de 20 anos. Ela cresceu vendo a mãe trabalhar. “Desde pequena ela me ensinou a conquistar meu próprio dinheiro e ser independente por isso, não tive tanta dificuldade como as mulheres lá de trás”, comenta. Apesar dos avanços, ela destaca que ainda há muito a conquistar. “Se você for ver, as mulheres nascidas no tempo da minha avó eram criadas para serem boas donas de casa. Hoje é diferente, temos de sair para conquistar um salário e nosso espaço, além de cuidar da família.”
Funcionária da Visktar há dois anos, ela optou por trabalhar na área, pois queria um emprego perto de sua casa e em que pudesse aliar com um curso. “Aqui, inicialmente tinha uma jornada de trabalho de 6 horas e descobri que dava também para fazer uma faculdade. Isso me proporcionou um outro olhar para esse setor. Existem as cobranças, mas em contrapartida, existe reconhecimento e oportunidades”, conta Marilda, acrescentando que, recentemente, participou de um processo seletivo interno e foi promovida. “Trabalhando com call center, você pode seguir uma carreira dentro da operação. Alguns amigos foram de operadores à supervisores. No meu caso, a oportunidade surgiu na área administrativa e ainda sim, consigo conciliar com meus estudos.” Ela destaca que nesse setor, é possível se sentir valorizada e brigar de igual para igual com homens por novas oportunidades. 
Nesse sentido, Juliano Pereira, diretor de operações ativas da Vikstar, reforça que o call center é um dos segmentos que mais apoia a diversidade. “Nossas vagas são compostas pelos mais variados perfis de profissionais.” O executivo aponta ainda como atrativo, reforçando a fala de Marilda, o fato da atividade ter uma jornada de trabalho de 6 horas e a possibilidade de trilhar uma carreira. “Temos aqui outro fator característico da Visktar. Todas as nossas unidades são planejadas e implantadas em bairros dormitórios, onde a maioria da população reside. A mulher que antes levava 2 horas para chegar ao trabalho e ficava longe dos filhos, por exemplo, está apenas a 30 minutos de distância. Se há algum problema a ser resolvido em casa, o deslocamento é facilitado. Ela sabe que sua família está bem ao lado”, pontua. Hoje, cerca de 67% dos colaboradores da empresa são mulheres.
A importância da mulher é tanta que a empresa, inclusive, está promovendo a Semana da Mulher, com uma agenda de atividades. Entre elas, está o projeto Rapunzel Solidária, feito em parceria com o Instituto Embeleze. As profissionais irão até as unidades e a colaboradora que desejar, poderá cortar o cabelo para doação. Além disso, a rede Sesc levará um panorama de atividades para elas. E para fechar a semana, haverá serviços de limpeza de pele e maquiagem, também profissionais parceiros. “A mulher tem sim seu lugar de destaque na sociedade e nós, como empresa temos de reconhecer e valorizá-las a cada dia”, afirma Pereira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima