Autora: Cristina Pestana
Já parou para pedir uma informação na rua para alguém que está passando? Quase sempre, as pessoas param o que estão fazendo e tentam ajudar, mesmo não sabendo. Fazem isso porque se sentem realizadas quando ajudam, o que tem um efeito positivo sobre a auto-estima, gerando um sentimento de importância e de ser necessário.
O caminho a se percorrer para ajudar o próximo a vencer está em: acreditar verdadeiramente que ela alcançará o sucesso, o que torna o ambiente mais leve e motivador; ter esperança quando tudo parece perdido; ter um plano ou processo para se alcançar a vitória; e estar ao lado dela, apoiando-a, nessa caminhada.
Manter- se longe das pessoas causam alguns efeitos. Ninguém te magoará, porém você não sabe se poderá contar com a ajuda quando precisar. Na liderança solidão é uma questão de escolha!
Então vamos lá, seja bem sincero e reflita: você vive sob a filosofia “se quer uma coisa bem feita faça você mesmo”? Se sim, analise alguns fatos: você já saiu do seu trabalho com um monte de coisas inacabadas ou com a sensação de não ter feito nada o dia todo?; já se perdeu em detalhes das tarefas, e não focou no que era mais importante?; muitas vezes reage a um problema, não desenvolvendo estratégias preventivas?; inicia diversas atividades ao mesmo tempo, e nem sempre as termina ou se as termina são as mais urgentes, e de forma desgastante? Se você respondeu “Sim” para pelo menos uma destas perguntas está na hora de pedir ajuda e/ou iniciar o processo de delegação.
Agora, como delegar, ensinar ou explicar algo se estamos cheios de tarefas, reuniões, e-mails e outras tantas coisas para fazer? O primeiro passo está em você, e no fator que constrói pontes que é cultivar a confiança nas outras pessoas. E seguir com uma mente impulsionadora para compartilhar e ensinar as tarefas.
Para fazer a diferença desenvolva a sua influência e agregue valor aos outros os ajudando a se desenvolver. Mesmo acreditando que qualquer um pode aprender qualquer coisa, a liderança está relacionada com a colocação das pessoas no lugar certo para alcançar o sucesso. E como líder, precisamos conhecer nossa equipe permitindo que trabalhem de acordo com seus pontos fortes. Ao desenvolver a sua equipe você terá: goleiros contra a perda de tempo; agregadores de valor às tarefas e metas; criadores de ideias; concluidores de tudo que começam.
Promover a ascensão dos outros é requisito fundamental de um líder. Afinal de contas que tipo de líder deixaria todo mundo para trás e seguiria sozinho a sua jornada?
Um forte abraço, e sucesso a todos!
Cristina Pestana é psicóloga e pós-graduada em formação de professores. Possui mais de 18 anos de atuação em Recursos Humanos, incluindo no cargo de liderança. Hoje, como consultora, conduz curso para líderes.
Visualizações: 0