Lucent capacita jovens carentes para a área de TI

0
1

A Lucent Foundation anunciou um investimento de US$ 156,16 mil, juntamente com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), através do Multilateral Investment Fund (MIF), para capacitar jovens carentes de Campinas. O projeto também conta com a parceria da International Youth Foundation (IYF) e da Associação Hope Unlimited do Brasil (AHUB), que mantém a Cidade dos Meninos, instituição que coordenará o projeto Trampolim – “Um salto para o novo mercado de trabalho”. O investimento total no projeto será de US$438,76 mil e beneficiará 320 jovens de 16 a 18 anos das instituições Cidade dos Meninos e Centro Comunitário do Jardim Santa Lúcia (CCJSL), em Campinas-SP.

“O objetivo do projeto Trampolim é aumentar as oportunidades de trabalho e desenvolver nesses jovens habilidades e conhecimento na área de tecnologia de informação através dos cursos profissionalizantes”, diz Philip Smith, presidente e CEO da Hope Unlimited. “O grande desafio é diminuir a distância que separa os profissionais das oportunidades do mercado de trabalho, que só serão alcançadas mediante a soma de esforços contínuos na preparação dos jovens”, completa Smith.

A Hope Unlimited do Brasil possui metodologia desenvolvida para identificar e selecionar jovens internos e egressos da Cidade dos Meninos e jovens da região de Campinas, que vivem em situações de risco. Esses jovens recebem orientação, educação e treinamento em habilidades profissionais significativas, utilizando conceitos e práticas em tecnologia da informação, dentro de um programa que envolve integração social, estágios e inserção no mercado de trabalho.

Os 320 jovens receberão treinamento em habilidades técnicas e de empregabilidade, divididos em três áreas profissionais distintas: Tecnologia em Práticas de Escritório, Comunicação e Vendas, e Tecnologia em Reparos de Funilaria e Pintura. Cada curso soma 740 horas de aula e os jovens terão 10 meses para cumprir a carga horária. Os cursos começam em setembro deste ano. Os treinamentos serão combinados com um período de preparação para o trabalho, abordando temas como ética, postura, relacionamentos interpessoais e habilidades comportamentais para enfrentar o competitivo mercado de trabalho.