Acreditando na importância do comprometimento e envolvimento dos jovens universitários em ações beneficentes para a comunidade, a Montana decidiu apoiar um projeto do curso de Propaganda e Marketing da Unip (Universidade Paulista). A proposta era envolver os estudantes em atividades comunitárias por meio de um trabalho de intervenção mercadológica a partir da análise de uma instituição ou organização sem fins lucrativos localizada na região de atuação do campus.
Sendo assim, um dos grupos da turma, batizado de Soma e liderado por Gislene Alves, escolheu a Fraternidade Assistencial Lucas Evangelista, mais conhecida como Fale, para realizar seu trabalho. De acordo com a universitária, a atividade foi importante para a integração dos colegas e, principalmente, para despertar a percepção de todos sobre o marketing. “Desenvolver o trabalho em grupo me dá base para a carreira profissional, Além disso, também ajudamos uma instituição carente a suprir suas necessidades, o que acabou despertando a solidariedade dentro de cada um”, conta.
A atividade desenvolvida pelos universitários também rendeu à Fale, uma logomarca, que a partir de agora, segundo Gislene, vai dar maior identidade à instituição. A estudante de marketing lembra ainda da dificuldade enfrentada pelo grupo na busca pelo patrocínio. “As empresas parecem ter receio em associar seu nome e logomarca à uma instituição de soropositivos, mas com o apoio da Montana, por exemplo, garantimos a divulgação das ações e a realização das mesmas”, completa.
Atualmente a instituição cuida de 120 soropositivos por meio de doações. Somente é garantida pelo Estado a distribuição dos medicamentos, o chamado coquetel, para tratar a doença. Além de fornecer alimentos, roupas, brinquedos e moradia, a Fale também reúne o grupo para que discutam e dividam as experiências de uma vida com Aids.