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Movimento de Apoio ao Consumidor fortalece UseCheque

O crescimento de consultas ao UseCheque, da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), mostra a importância do Movimento de Apoio ao Consumidor, criado pela entidade e aberto ao público em geral, por intermédio do SOS Cheques e Documentos – acionado pelo telefone de discagem gratuita 0800-11-1522 e abrangência nacional, para comunicação de roubo ou extravio.

O UseCheque, com novos recursos para os associados da entidade, é preparado para reduzir o risco no recebimento de cheques sem fundos, roubados, extraviados. Somente na cidade de São Paulo, o serviço recebeu 1.678.460 consultas no mês passado, um crescimento de aproximadamente 5% em relação a outubro (1.598.981).

O superintendente de Serviços da ACSP, Roberto Haidar, destaca que o consumidor que se utiliza do SOS Cheques e Documentos tem uma proteção mais ágil até que as oferecidas pelos bancos, principalmente porque a maior parte dos golpes ocorrem em fins-de-semana. A comunicação de roubo ou extravio de cheques e documentos por telefone é inserida imediatamente, 24 horas por dia, no banco de dados da entidade, evitando o uso deles em prejuízo do seu titular e do lojista.

A entidade está desenvolvendo uma campanha de divulgação do serviço, para envolver o comércio em geral, de bares, restaurantes, padarias a oficinas mecânicas e todos os outros estabelecimentos. A distribuição de material para o público é essencial, pois já se sabe que a grande maioria das pessoas que tem seu cheque roubado não sabe a quem recorrer.

“Temos equipes que visitam o comércio e distribuem adesivos sobre o serviço. Usamos ainda a divulgação no metrô e também em out-doors. Nosso Movimento de Defesa do Consumidor, por meio do SOS Cheques e Documentos quer ser amplamente acessado. O lojista também ganha pois o consumidor, ao informar o SOS, se protegerá e protegerá o comércio, impedindo que o golpista use o cheque ou os seus documentos – RG, CPF – para novas ações fraudulentas, como abertura de crédito”, explica Haidar.

O UseCheque proporciona segurança para os associados da ACSP – a entidade oferece aos seus associados o serviço de proteção contra documentos roubados há 45 anos. A partir dessa base de dados, o associado recebe uma série de informações. Além das informações tradicionais – CCF – Cadastro de Cheques sem Fundos; sustação pelo correntista, informação sobre roubo ou extravio; devolução comunicada pelo associado – o UseCheque, que dispõe de um banco de dados nacional, avança e inova com a confirmação de nome do CPF consultado; nome da mãe do emitente; título de eleitor, data de nascimento e alínea 21 (sustação), quando informada pelo próprio consulente.

A ACSP enfatiza que o serviço anterior – Telecheque – já era bom, mas houve necessidade de aperfeiçoamento, desenvolvido na própria entidade, que possui o maior banco de dados de informações cadastrais de pessoas físicas e jurídicas da América do Sul. Com o UseCheque, há maior redução de fraudes e golpes. Não basta o ladrão ter o cheque; ele precisa saber outros dados, como o nome da mãe, o número do título de eleitor, a data de nascimento. No caso de cheques sustados (alínea 21), quando o comerciante visualizar os dados, conseguirá perceber que o emitente é contumaz sustador de cheque em sua loja.

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