A Guarda Municipal da cidade de Guarulhos, em São Paulo, coloca em operação a partir de hoje o novo sistema fornecido pela Nec para atendimento às chamadas de emergência da população de Guarulhos. “Ao ampliar o sistema de comunicação, com o apoio do governo federal, a Guarda Civil de Guarulhos está viabilizando a implantação do projeto de modernização das Guardas Municipais, idealizado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública”, afirma o secretário para Assuntos de Segurança Pública de Guarulhos, Guaracy Mingardida. O plano consiste na integração das informações obtidas nas ligações telefônicas com o bancos de dados da Guarda Civil, além da transmissão das informações às viaturas em operação. Essa integração torna-se possível com a solução NEC, que faz a administração e monitoração de todo o processo da ocorrência. Assim que as chamadas chegam ao PABX IP da NEC, NEAX 2000 IPS, o sistema identifica automaticamente o local da ocorrência, por meio do número chamado. Em seguida é feita a localização da viatura mais próxima em operação para o atendimento da ocorrência registrada, a transmissão das informações para execução da tarefa e uma estimativa do tempo para atendimento à ocorrência. A solução permite também o acompanhamento do status da ocorrência e emissão de relatórios gerenciais entre outros recursos essenciais à resolução da emergência. Isto tudo se torna possível graças aos terminais de visor digital conjugados aos módulos GPS (Global Position Satellite) instalados nas viaturas, que permite o acompanhamento simultâneo das chamadas com as ações policiais necessárias. Uma vez dado o prosseguimento no atendimento, todas as informações relacionadas ao chamado telefônico passarão a fazer parte do banco de dados da Guarda Civil Municipal a fim de traçar um mapeamento dos registros para gerenciamento estatístico. “A NEC desenvolveu uma solução completa e integrada composta por soluções de call center, localizadores por geoprocessamento e rádio, agilizando e otimizando ainda mais a ação da Guarda Civil em Guarulhos”, explica Tutomu Otuki, diretor da divisão business network da NEC. A solução NEC engloba seis módulos. O WinNav Lite de Contact Center que distribui e gerencia o tráfego de ligações recebidas. Módulo CRM, desenvolvido com base na interface CTI ( Interface Computador Telefone) que permite a integração da telefonia aos terminais de dados das posições de atendimento dos GCM. O NEAX 2000 IPS, PABX IP instalado na base da Guarda Civil de Guarulhos. Além do software que faz o geoprocessamento das informações coletadas via GCM e dos localizadores GPS instalados nas viaturas, bem como a interação no comando das viaturas. Também há os servidores, que asseguram e armazenam as informações do banco de dados da Guarda Civil, e o MDT (Mobile Data Terminal), terminais móveis de dados instalados nas viaturas, dotados de display em cristal líquido, que possibilitam a troca de informações entre a viatura e o comandante da ocorrência.