Nortel conquista certificado TL 9000 UMTS

0
1

A Nortel Networks recebeu o primeiro certificado TL 9000 da indústria pelo desenvolvimento e implantação de ponta-a-ponta de infra-estruturas UMTS (Universal Mobile Telecommunications System).
A norma TL 9000 sobre Medições e Requisitos de Sistemas de Gestão de Qualidade foi desenvolvida pelo Fórum QuEST, um grupo formado por empresas de telecomunicações, incluindo provedores de serviços, fornecedores de infra-estruturas, fornecedores de segundo e terceiro níveis e órgãos de ligação. A norma TL 9000 é uma extensão da ISO 9000 e eleva seu nível ao prover um sistema mais abrangente de qualidade e confiabilidade para a implantação de ponta-a-ponta de infra-estruturas de rede e de seus respectivos serviços de suporte.

Este é o primeiro certificado TL 9000 concedido que cobre um abrangente sistema UMTS e solução de serviço. O escopo deste certificado cobre a definição, o projeto, o desenvolvimento, a implantação e o serviço de produtos básicos UMTS wireless, de acesso e de sistema de gestão de rede, conhecidos pela sigla NMS (Network Management System) de ponta-a-ponta.”A interoperabilidade e a compatibilidade com uma gama mais ampla de padrões da indústria são fatores essenciais para a redução dos custos de rede e a criação de condições para a proliferação de serviços de dados wireless”, disse Alain Biston, presidente e gerente geral de UMTS da Nortel Networks. “A Nortel Networks tem orgulho de ser uma líder no desenvolvimento e na adoção de padrões globais que garantem capacidades robustas, da categoria de operadora, capazes de nos conduzir como todo um setor da economia para a nova era das telecomunicações wireless.”

Os produtos incluídos na certificação TL 9000, obtida pela Nortel Networks, são: os portfólios RNC (Radio Network Controller) e de acesso por rádio Internet Base Transceiver Station, os produtos UMTS circuit core, packet core e NMS. O certificado também abrange os serviços de engenharia de rede, instalação e suporte técnico prestados pela Nortel Networks.”O sucesso desta certificação foi o produto de uma compilação dos esforços envidados por nossas equipes do mundo inteiro”, disse Agnes Sleiman, líder de qualidade de sistemas UMTS da Nortel Networks. “Isso reflete, com precisão, o sistema dos valores principais da Nortel Networks e comprova a maturidade combinada de nossos novos produtos, processos e serviços UMTS”.