Uma das principais atrações do 2009 Convention&Expo, realizado pela American Teleservices Association, em New Orleans, foi a área de gestão de RH, na opinião de Paulo Moura, presidente e fundador da Telesoluções e membro da Caravana Brasileira no evento. Para o empresário, a gestão de pessoas, um dos maiores desafios das companhias de call center, passa por muitas transformações.
A grande contribuição, na gestão, passa pelo desenvolvimento da tecnologia. As discussões e apresentações sobre novas formas de acompanhar e gerenciar o operador lhe chamaram a atenção, a exemplo da associação de gravação com a monitoria por assuntos pré-determinados. Para ele, uma possibilidade de melhorar o desempenho da operação a partir justamente do operador.
No entanto, quando o assunto é gestão social, Moura não viu nada comparado com o que se faz no Brasil, a exemplo de apoio a comunidades a partir do envolvimento dos funcionários e amplitude da gestão, com muitos resultados. Em sua avaliação, essa troca de experiência permite vislumbrar novas oportunidades de melhorias, associando conhecimento.
A Caravana Brasileira está sendo organizada pela revista ClienteSA e a ABT, Associação Brasileira de Telesserviços.