O alô efetivo vale muito!

Autora: Ariane Abreu
Com o crescimento e a importância da telefonia em organizações de diversos portes e segmentos, surgiu a necessidade de se criar uma ferramenta responsável por suportar a quantidade de ligações efetuadas e recebidas pelas companhias. Solicitações de compras, dúvidas sobre serviços ou produtos, prospecção de clientes, cobrança, entre outros, geram uma alta demanda de chamadas nas centrais.
Acompanhando esse cenário, surgiu o Private Automatic Branch Exchange – PABX, solução capaz de receber, por meio de uma única linha telefônica, várias ligações simultaneamente sem ocupá-la, pois o contato é encaminhado ao ramal correspondente, liberando-a para receber outra chamada. Da mesma forma, a empresa consegue efetuar outros tantos contatos ao mesmo tempo.
Existem vários tipos e diferenças significativas entre eles. Alguns são mais usados no mercado. O PABX analógico funciona por meio de linhas analógicas, com operadoras de telefonia fixa.  Utiliza um par de fios metálicos, comporta apenas uma linha por par, não possui Discagem Direta Ramal – DDR, responsável por permitir a cada telefone receber chamadas diretamente em seu ramal, além de apresentar uma qualidade de sinal regular.
Já o PABX Digital, apresenta chamadas com menos ruídos e melhor áudio, proporcionando um volume mais alto do som. Utiliza cabos coaxiais, com conexão E1. Uma única conexão suporta até 30 canais. Além de permitir DDR, exibe qualidade excelente de sinal.
Atualmente, muitas organizações têm adotado a tecnologia IP. O sistema é composto por um servidor e um ou mais telefones IP ou softphones – aplicativos responsáveis por possibilitar realização de chamadas pelo computador. Dentre os principais conceitos, pode-se destacar a escalabilidade, relacionada à facilidade de expansão e de implementação de novas aplicações integradas. Além da  redução no custo das ligações, por utilizar provedores da Internet como meios de transmissão em uma única infraestrutura.
Agora, conquistar mais clientes pode ser possível sem ter como obstáculo um velho sistema de telefonia. A decisão de aumentar suas receitas pode começar com uma mudança no seu PABX.
Ariane Abreu é diretora comercial da Total IP.

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