O avanço das comunicações e dos negócios na era da Internet

0
0

O advento da Internet, no início dos anos 90, abriu novas perspectivas de mercado para pequenas, médias e grandes empresas. A eliminação de barreiras, a possibilidade de se comunicar instantaneamente com o mundo inteiro e a facilidade de trocar informações rápida e eficientemente abriu as antigas fronteiras comerciais e passou a permitir a realização de negócios até entre os mais distantes e diferentes pontos do planeta.

Na época de seu surgimento, porém, não era possível imaginar que o desenvolvimento da World Wide Web (www), ou a Rede Mundial de Computadores, fosse atingir as proporções e as dimensões que temos visto hoje. Mais impressionante ainda, é a velocidade com que ocorrem as mudanças na web e com que surgem novas tecnologias, cada vez mais aprimoradas, sofisticadas e eficientes. Quase que diariamente somos surpreendidos com descobertas novas ou funcionalidades e acessórios para ferramentas já existentes.

O cenário atual evidencia o progresso na área de tecnologia da informação e, ao mesmo tempo, mostra que essa revolução está longe de se esgotar. O aparecimento freqüente de novidades e a crescente demanda por produtos novos, por parte dos profissionais da área, prova que ainda há muito espaço para crescer. Cada dia mais exigentes, especialistas em TI buscam instrumentos mais incrementados, eficazes e que reúnem o maior número de características e utilidades possível, a fim de facilitar e maximizar o trabalho, proporcionando redução de custos e melhores serviços ao cliente.

E quem pensou que a Internet fosse se restringir à transmissão de dados, via computador, ilimitada e velozmente, enganou-se redondamente. Depois de inúmeras conquistas – com o lançamento de ASPs, produtos de CRM, unificação de mensagens, com acesso via máquina ou telefone, atendimento automático e outros -, o avanço, ainda, não pára por aí.

Hoje, ofertas em unificação de mensagens, processamento de chamadas e troca de documentos incluem soluções de entrega de dados móveis e sem fio. A tecnologia WAP (Wireless Application Provider, ou provedor de aplicações sem fio) permite que informações-chave seja verificadas – tal como as referentes a CRM, e-mail, contatos, calendário e outros – a partir de telefones móveis ou PDAs sem fio com conexão para Internet.

A estratégia satisfaz a demanda de usuários que precisam receber e entregar informações críticas a qualquer hora, em qualquer lugar e virtualmente por meio de qualquer aparelho e promete tomar conta do mercado, dando novo impulso às relações fornecedores-clientes e entre empresas. Estudos, ainda, indicam que a solicitação pela mais moderna tecnologia sem fio irá continuar crescendo nos próximos anos e até 2003, aproximadamente, 80% dos telefones móveis poderão acessar a Internet e 60% dos PDAs possuirão características de comunicação sem fio integrados.

Diante dessa revolução, só nos resta aproveitar o conforto da modernidade e aguardar as novas facilidades que certamente ainda hão de surgir!

Ricardo de Figueiredo Caldas é presidente da Telemikro