Autor: Fernando Montero da Costa
Quando se está no mundo acadêmico-universitário, a prática profissional ainda é uma grande desconhecida. Esta falta de informações sobre como será o futuro do estudante no dia a dia de uma empresa, por exemplo, faz com que as faculdades não expliquem o suficiente a respeito da importância de se tornar um líder. E a liderança se trata de uma virtude genética, exclusiva de alguns eleitos pela natureza? A resposta é: não (felizmente!).
Liderança pode, sim, ser aprendida. É claro que alguns já trazem consigo traços de personalidade e de comportamento que favorecem o ato de liderar, porém, um técnico também pode se tornar um bom líder. Para isto ocorrer, é preciso, entretanto, que haja empenho por parte do profissional técnico.
O fato é que, na velocidade em que as coisas acontecem no mundo atual, muitas vezes acabamos, ainda jovens, sendo elegíveis a líderes e, em determinado momento, estamos líderes. E então, o que fazemos nesta hora?
Liderança é como musculação, requer a prática de exercícios continuados e muita disciplina. Portanto, uma vez que se determine a isto, quem não nasce líder pode aprender a liderar.
Destaco algumas características (ou competências) mais desejadas pelas organizações:
– Empatia
– Confiança
– Facilidade para se inter-relacionar com os outros
– Otimismo
– Capacidade de persuasão
– Comunicação
Afinal de contas, considerando-se a relação de itens acima, o que significa ser um líder maduro no que tange à sua relação com pessoas?
Significa:
– Ser capaz de delegar tarefas a outras pessoas e acompanhar de perto seus resultados;
– Trabalhar com pessoas na busca de resultados;
– Firmar relações de confiança;
– Colocar-se no lugar do outro, a fim de entender e melhor ajudar a solucionar seus problemas;
– Estabelecer novos desafios para os integrantes do grupo;
– Elogiar o bom desempenho e demonstrar reconhecimento;
– Formar e desenvolver a equipe;
– Demonstrar autoconfiança naquilo que faz, contaminando os outros com seu entusiasmo;
– Desenvolver a habilidade de influenciar e persuadir os outros;
– Saber falar, mas também saber ouvir.
Fernando Montero da Costa é diretor de operações da consultoria de RH Human Brasil.