A Michael Page listou cinco dicas para avaliar se uma empresa oferece um plano de carreira adequado. Confira:
1) Pergunte a colegas, amigos e conhecidos e pesquise na mídia qual o posicionamento que a empresa tem em seu trato com os funcionários, em todas as áreas e subdivisões (ex.: comercial, administrativo, suporte, corpo diretor);
2) Na entrevista, pergunte se a empresa valoriza a meritocracia e se tem planos organizados para garantir que todos serão recompensados da melhor forma possível pelos seus resultados;
3) Pergunte se há critérios claros e objetivos sobre o que será esperado de você na sua função e sobre como suas metas serão remuneradas (se atingidas). Lembre que nem todas as empresas oferecem remuneração variável, e a recompensa pode vir de outras formas – promoções, novas atribuições e responsabilidades, reestruturação de equipes, etc;
4) Avalie o organograma da empresa, e verifique se as posições são claras e objetivas, e se o seu caminho de crescimento já tem um esboço desde o início. É importante saber quais são os próximos passos que você deve esperar em sua carreira na empresa;
5) Pergunte se a empresa investe em treinamento em todas as áreas da empresa, como suporte oficial ao seu crescimento e desenvolvimento dentro da organização.