O poder da liderança

Autora: Elaine Póvoas
Existe um ditado que diz “uma andorinha não faz verão”. Peço aqui uma licença poética para fazer um ajuste: uma andorinha líder faz verão. Fazendo uma analogia com os seres humanos, algumas pessoas conseguem ao longo de sua vida se tornarem grandes referências.
Todo sucesso que é alcançado e se torna um exemplo a ser seguido, normalmente, é porque alguém decidiu que precisava fazer algo, liderou, colocou a cara a tapa, sofreu, perdeu, insistiu, teve coragem e fez.
Certamente o líder precisa de uma equipe que agregue inteligência, força de trabalho, metodologia e processos que devem ser seguidos com disciplina ao longo do tempo, mas sempre existirá alguém que está à frente e mostra o caminho a seguir.
Alguns exemplos considero notáveis, um em especial recentemente me emocionou. Viviane Senna, que sabia do sonho de seu irmão Ayrton Senna de fazer algo pela educação no Brasil, em 1994 resolveu dar vida a um projeto pessoal dele. Com muita determinação e por meio da liderança que está enraizada em seu DNA, ela fez acontecer. Viviane realizou o sonho de Ayrton. O propósito dele se tornou o propósito dela, que foi a fundação do instituto que carrega o próprio nome e beneficia anualmente 1,5 milhão de crianças e jovens, forma 45 mil educadores e beneficia aproximadamente 600 munícipios em 16 Estados brasileiros.
Outro exemplo é Sílvio Santos, que começou sua jornada profissional como camelô aos 14 anos e, por meio de sua força de vontade, espontaneidade, poder de negociação e carisma, permanece com seus 88 anos à frente do Grupo SS, que faturou R$ 998 milhões em 2018.
Já Steve Jobs, presidindo a Apple, mudou um comportamento global e a tornou uma das maiores empresas do mundo e uma das companhias de tecnologia mais valiosas do planeta. Em 2018, atingiu US$ 1 trilhão em valor de mercado, a primeira empresa americana a chegar a esse número.
Existem andorinhas líderes em todos os segmentos, que com sua criatividade, inovação e alto grau de desconforto, ajudam muita gente a contar uma nova história de suas vidas. Essas pessoas incríveis estão por aí, são líderes, ícones que merecem ser considerados como exemplo de quem faz acontecer.
Uma vez ouvi que, quando algo de excepcional precisa acontecer no mundo, nasce alguém. A princípio, alguns de seus amigos e familiares poderão chamá-lo de louco, outros lhe darão total apoio, mas você precisa sentir que é o caminho, acreditar e seguir em frente. Você é o único responsável pelo bônus e pelo ônus dos resultados que serão alcançados.
“Eu gosto do impossível porque lá a concorrência é menor”, dizia Walt Disney.
Não temos tempo para viver todas as experiências, e, por isso, observar esses líderes também é uma forma de aprendizado.
A liderança é um tema que deve ser estudado e desenvolvido ao longo da vida, tanto no aspecto pessoal como no profissional. Fazer a gestão de pessoas é para quem gosta de gente e tem o interesse genuíno de promover o desenvolvimento.
Entusiasmo, diversão, engajamento e talento compõem a liderança, e tudo isso junto faz com que você tenha uma equipe que tem prazer e voluntariedade em trilhar uma jornada consigo.
Finalizo compartilhando um aprendizado que levo para minha carreira profissional. Trata-se da medida de sucesso que tenho sobre liderança. Quando alguém me diz “Eu quero trabalhar com você”, confesso que me enche de orgulho, pois o que aquela pessoa está vendo, ouvindo e percebendo sobre mim faz sentido para ela. Agora quando eu ouço “Eu quero trabalhar com você novamente”, ah, essa frase faz meu coração transbordar de felicidade. Uma sutil diferença que muda tudo! Demonstra-me que meu papel de líder contribuiu de alguma forma relevante com o desenvolvimento daquele indivíduo.
Elaine Póvoas é diretora de marketing e alianças da Service IT.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima