Um programa de gestão de carreira tem como principal objetivo formar dentro de casa os próprios líderes, com a vantagem de ter um colaborador que já está habituado com as normas e cultura da empresa. Mas, mais do que isso, ele também contribui para a melhoria dos resultados da empresa, a partir da motivação dos funcionários. “Uma empresa que implanta um programa de gestão de carreira bem definido recebe em troca profissionais mais motivados, alinhados às suas estratégias e objetivos, e com melhor produtividade”, decreta Angela Sardelli, sócia-diretora da Vox Consulting.
Para a especialista, quando os profissionais sabem que podem crescer na organização, naturalmente contribuem para o seu crescimento. Levando para o mundo dos contact center, esse ganho de motivação, produtividade e adequação do profissional à função/cargo, resulta em um melhor atendimento aos clientes. Segundo Angela, com a adoção da gestão por competências, cada profissional passa também a ter uma visão mais clara do plano de carreira e dos requisitos necessários para alcançar o que a empresa oferece como promoções, méritos e demais benefícios.
Porém, para que isso aconteça, o programa deve contemplar uma descrição de todas as carreiras e suas respectivas atividades dentro da empresa, definição de cada cargo quanto à escolaridade, experiência e responsabilidades. Além disso, deve determinar quais serão os mecanismos de evolução na função, implantar a avaliação de desempenho de todos os colaboradores, verificar as estruturas salariais de outras organizações e do mercado e fazer a definição dos critérios de recrutamento interno e externo, valorizando talentos existentes na organização. “Esse planejamento é estratégico, deve monitorar o clima e definir ações que ajudem no desenvolvimento dos profissionais, como a oferta de treinamentos, acompanhamento, apoio da liderança e monitoria”, explica.
Um cuidado que se deve ter é com o envolvimento de todos os departamentos e áreas, para que haja uma conscientização da importância na constituição da ferramenta. De acordo com a sócia-diretora da Vox Consulting, isso é importante para que todos participem de modo irrestrito das ações de melhoria. “Inicialmente deve haver um treinamento ou sensibilização dos diretores, gerentes e supervisores sobre os conceitos para se desenvolver o programa. Essa talvez seja a fase mais importante para garantir o sucesso de implantação deste programa.”
Outro desafio está no perfil dos colaboradores dos contact centers, que são na maioria jovens. Isso porque esse público é imediatista para alcançar os resultados e suas metas, além de necessitarem de apoio para compreender que a gestão de carreira é sua responsabilidade também. “É preciso deixar muito claro o que se espera dele e o que pode ser feito para que tenha o esperado crescimento na companhia. Também é muito importante acompanhar de perto os trabalhos realizados e orientar se os rumos traçados estão corretos.” A consultora explica que os profissionais que entram em uma organização buscam uma carreira e a empresa precisa estar atenta a isso, contribuindo com o planejamento desde que esse jovem inicie seu ingresso na organização; sabendo avaliar, apoiar e mostrar quais são os caminhos que ele poderá ter na empresa.