O WhatsApp liberou, recentemente, a sua versão Business. Com novos recursos, o app deve ajudar empresas a se relacionarem com clientes e prospects. De acordo com a especialista em empreendedorismo digital, Simone Siqueira, a versão antiga vinha, até o momento sendo adaptada para os negócios e sendo praticada como marketing de permissão em listas de transmissão. Agora, com a versão comercial, as empresas terão recursos mais focados nas suas necessidades. Por isso, a executiva separou algumas dicas para quem está começando a testar a versão Business.
Mensagem de saudação
“Construa uma mensagem pensada de forma estratégica, esse momento é ideal para gerar o máximo de engajamento, criando antecipação e autoridade da empresa na preparação da venda. Essa mensagem será enviada quando a pessoa entrar em contato com você pela primeira vez.”
Analytics
“Permitirá que a empresa verifique a quantidade de mensagens que recebeu e quais foram entregues, já que neste caso o receptor pode ter apagado seu número de contato do WhatsApp dele e por isso, mesmo estando em sua lista de transmissão, não irá receber.”
Etiquetas
“A criação de TAGs, como novo cliente, novo pedido, pago, pedido finalizado e outros são muito úteis para sinalizar conversas pendentes e permitem que o usuário categorize seus clientes e propects. Uma dica é gerar ofertas de vendas segmentadas e categorizadas por interesse em determinado produto ou serviço, inclusive, se a empresa não investe em produto ou serviço que tenha pagamento recorrente, pense na possibilidade de criar um para ampliar o faturamento.”
Resposta rápida
“Agora é possível criar atalhos para um texto já pronto. Você digita a mensagem que usa com maior frequência e atribui um atalho à ela, dessa forma não precisa escrevê-la à todo momento.”
Segundo a especialista, se utilizados de forma correta, os novos recursos impactarão de forma positiva na organização e segmentação de contatos. “Esta nova versão possibilitará a criação de campanhas de vendas mais focadas nos interesses e comportamentos, bem como planos de ações e ativações em vendas, mas, é importante ressaltar que no WhatsApp prevalece o conceito de marketing de permissão, ou seja, ele é feito para quem quer ouvir o que sua empresa tem a dizer”, completa.