Os 10 mandamentos para otimizar uma equipe

0
1


1- Identificação da necessidade do trabalho em equipe:


É importante questionar a validade de se trabalhar em equipe, seja por uma questão de performance, exigência do mercado ou mesmo necessidade interna do grupo.


2- Construindo valores:


O líder da equipe, bem como seus participantes devem se dedicar a construção de valores e praticá-los para que o grupo assuma determinadas atitudes desejadas.


3- Entendendo as normas e regras:


Todos devem conhecer plenamente quais são as normas, regras e valores da equipe para atuar de forma adequada e esperada, ainda que o grupo se renove.


4- Quando a equipe compete:


Conhecer com quais equipes se está competindo e estabelecer estratégias de superação do competidor.


5- Seleção da equipe e renovação:


Definição das características adequadas para a composição do grupo, análise permanente sobre a avaliação da performance das pessoas e da equipe e renovação do grupo quando se fizer necessário.


6- Identificação e desenvolvimento de líderes:


Identificação dos profissionais com as características mais apropriadas para liderar o grupo e promover seu desevolvimento.


7- Desenvolvimento contínuo:


Seja através de treinamentos, seja via experiências que permitam o aprendizado de novas técnicas, conceitos e metodologias que permitam as pessoas do grupo a desenvolverem novas habilidades.


8- Motivação da equipe:


Conciliar interesses da empresa e do grupo, com as aspirações individuais.


9- Estabelecimento de estratégias:


O grupo deve estar envolvido em pensar seu futuro, suas metas e avaliar seus resultados para estar comprometido com os desafios.


10- Avaliando o grupo e os resultados:


A avaliação de performance do grupo e dos resultados permite que se possa corregir o andamento das ações e manter a chama da motivação sempre latente.


Alberto Brisola – instrutor do curso Team Leaders
Fonte: Laboratório de Negócios