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Os passos para ter equipes vencedoras

Autora: Caroline Calaça
Nos dias atuais é visto que as organizações exigem cada vez mais e mais de seus líderes e, consequentemente, de seus colaboradores. Dentro de tais expectativas desenvolver equipes de alta performance é um dos maiores desafios.
Grupos de colaboradores que visam um mesmo objetivo em prol do crescimento da empresa constituem equipes, sendo que cada um deve cumprir suas atividades individualmente, e em grupo, sempre lembrando que os grupos são organismos vivos e, por consequência, são dinâmicos e mudam a todo instante.
As equipes de alta performance se baseiam em elevada competência, apresentação de resultados constantemente e comprometimento. São pessoas que estão em constante alinhamento, porém possuem habilidades diferentes que se complementam para atingir um objetivo.
Para desenvolver tais equipes, o líder precisa ter a capacidade de estimular as habilidades naturais de cada indivíduo, fazendo com que eles se sintam parte essencial do processo aplicado ao trabalho. Também é primordial que o líder entenda que sua atitudes servem de exemplo para seus liderados, portanto, é preciso estar atento à sua forma de gerir situações para que sejam estabelecidos padrões que devem ser seguidos por ele e por todos os demais.
Atualização técnica constante, troca de experiências e conhecimento, pró-atividade e resiliência são características essenciais para os profissionais que compõem essas equipes.
Não podemos esquecer que a arte de saber transmitir um feedback é também muito importante para que a equipe se mantenha motivada e, principalmente, focada no objetivo que se deseja atingir em cada projeto, neste caso entender que como se diz é tão importante quanto o que se diz, faz muita diferença.
Dentro do espectro que abordamos, vale ressaltar que o líder é peça fundamental no processo de desenvolver equipes de alta performance, baseando-se em três pilares: seleção, desenvolvimento de habilidades e, por último, clareza na delegação com retornos hábeis e constantes sobre as atividades desenvolvidas.
Caroline Calaça é diretora da Intermarketing Consultoria e especialista em coaching corporativo.

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