Otimismo propicia produtividade

0
9
Autor: Ozinil Martins de Souza
Ambientes alegres, onde há pessoas felizes, são mais produtivos. Contudo, o otimismo não deve estar restrito ao emprego, afinal essa é uma maneira de viver daqueles que acreditam que mudar é possível e necessário.
Encarar a vida com otimismo significa ter projetos e metas estabelecidas a cada etapa da vida, inclusive no trabalho. Conduzir esses objetivos, comemorar cada vitória, por mais simples que seja, se envolver em atividades voluntárias e construir a partir de um sonho são atitudes típicas de pessoas otimistas.
Costumo dizer que um homem tem a idade de seu último sonho. Contudo, atenção!  Ser otimista demais pode ser prejudicial, pois quem só vê o lado bom em tudo acaba por fugir da realidade. O melhor é buscar o equilíbrio entre realidade e confiança, pois assim, há melhores condições de encarar o futuro.
O importante é colaborar para um ambiente de trabalho mais otimista. Se você é funcionário, chegue à empresa com alegria, cumprimente as pessoas com um sorriso no rosto, se coloque à disposição para ajudar e não participe de fofocas. Aproveite ainda para comentar notícias positivas e ajudar as pessoas a formar opiniões críticas sobre assuntos que, às vezes, lhes são desconhecidos.
Para quem ocupa um cargo de gerência ou chefia, a sugestão é tornar o local de trabalho mais descontraído, com menos regras e mais respeito às individualidades. Além disso, se envolva mais com o que acontece e faça menos cobranças.
Enfim, viver com mais alegrias, respeitar compromissos assumidos, não abdicar das responsabilidades e saber que todos são responsáveis pelo que acontece ajuda a construir um mundo melhor e mais otimista.
Ozinil Martins de Souza é especialista em gestão estratégica, humana e processos e consultor da SBA Associados.