De acordo com os últimos estudos de participação de mercado realizados pelo Sinergy Research e Dell´Oro Group, entre os meses de abril e junho de 2003, a Cisco Systems é a líder mundial em telefonia IP, tanto em receita como em unidades entregues. De acordo com o IDC, a Cisco também lidera na participação do mercado de telefonia IP em toda América latina. No segmento de telefones IP, a Cisco conta com 42,7% de market share mundialmente, seguida pela Avaya (11,3%) e Nortel (8,4%), de acordo com a pesquisa da Sinergy Research. No segmento de voz trafegada por pacotes, a Cisco possui 36,3%, seguida novamente pela Avaya (19,5%) e Nortel (7,9%). No que se refere a gateways de Voz para empresas, a Cisco lidera absoluta com 73,2%. Já para a telefonia IP corporativa, a Cisco aparece com 27,4% de mercado, seguida pela Avaya (21,5%) e Nortel (9,9%).
O mercado de telefonia IP está dividido em dois tipos de solução: soluções IP puras e soluções habilitadas para IP. As soluções habilitadas para IP permitem aos sistemas de telefonia tradicionais obter certas características da comunicação IP por meio de um cartão que é inserido no PBX tradicional, a solução IP pura é uma central telefônica baseada 100% em Protocolo da Internet: do gerenciador de chamadas até os telefones, proporcionando ao usuário todos os benefícios de tecnologia IP. A Cisco atua no mercado de telefonia IP pura.
De acordo com o instituto de pesquisas de mercado Gartner Research, na América Latina, a venda de novas linhas PBX tradicionais demonstram queda acentuada, já prevista (do total de 2 milhões no ano de 2000 para menos de 100 mil em 2006). Mesmo assim, embora a vendas de linhas PBX habilitadas para IP apresentem um maior crescimento, a tendência é que até o final de 2005 estas comecem a cair, assim como as linhas de PBX tradicionais. O mercado que demonstra uma tendência de crescimento contínuo na região é o e telefonia IP pura, passando de menos de 20 mil linhas no ano 2000, para quase 1,5 milhão em 2006. A Cisco lidera o market share para telefonia IP na América Latina, onde detém 60,2% do mercado da região, seguida pela Avaya e 3Com, durante o ano de 2002. No mesmo estudo do IDC, a participação da Cisco na América Latina dentro do segmento de telefonia IP, ficou assim: Argentina (91%), Chile (69%), México (73%), Brasil (53%), Colômbia (53%) e Venezuela (11%), tendo como concorrentes mais próximos, Avaya e 3Com.
“Desde que a Cisco lançou o primeiro telefone IP em 1999, acontecem centenas de substituições das tradicionais centrais telefônicas na América Latina, em que os clientes desfrutam de benefícios e inovações tecnológicas significativas, graças a adoção da telefonia IP”, afirma Alejandro Zabala, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Cisco para a América Latina. Em agosto de 2002, a Cisco anunciou que havia vendido seu primeiro milhão de telefones IP, um número que a companhia levou três anos e meio para atingir. Desde então, a Cisco entregou mais um milhão de aparelhos a seus clientes.