O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Pesquisas destaca liderança mundial da Cisco em telefonia IP

De acordo com os últimos estudos de participação de mercado realizados pelo Sinergy Research e Dell´Oro Group, entre os meses de abril e junho de 2003, a Cisco Systems é a líder mundial em telefonia IP, tanto em receita como em unidades entregues. De acordo com o IDC, a Cisco também lidera na participação do mercado de telefonia IP em toda América latina. No segmento de telefones IP, a Cisco conta com 42,7% de market share mundialmente, seguida pela Avaya (11,3%) e Nortel (8,4%), de acordo com a pesquisa da Sinergy Research. No segmento de voz trafegada por pacotes, a Cisco possui 36,3%, seguida novamente pela Avaya (19,5%) e Nortel (7,9%). No que se refere a gateways de Voz para empresas, a Cisco lidera absoluta com 73,2%. Já para a telefonia IP corporativa, a Cisco aparece com 27,4% de mercado, seguida pela Avaya (21,5%) e Nortel (9,9%).

O mercado de telefonia IP está dividido em dois tipos de solução: soluções IP puras e soluções habilitadas para IP. As soluções habilitadas para IP permitem aos sistemas de telefonia tradicionais obter certas características da comunicação IP por meio de um cartão que é inserido no PBX tradicional, a solução IP pura é uma central telefônica baseada 100% em Protocolo da Internet: do gerenciador de chamadas até os telefones, proporcionando ao usuário todos os benefícios de tecnologia IP. A Cisco atua no mercado de telefonia IP pura.

De acordo com o instituto de pesquisas de mercado Gartner Research, na América Latina, a venda de novas linhas PBX tradicionais demonstram queda acentuada, já prevista (do total de 2 milhões no ano de 2000 para menos de 100 mil em 2006). Mesmo assim, embora a vendas de linhas PBX habilitadas para IP apresentem um maior crescimento, a tendência é que até o final de 2005 estas comecem a cair, assim como as linhas de PBX tradicionais. O mercado que demonstra uma tendência de crescimento contínuo na região é o e telefonia IP pura, passando de menos de 20 mil linhas no ano 2000, para quase 1,5 milhão em 2006. A Cisco lidera o market share para telefonia IP na América Latina, onde detém 60,2% do mercado da região, seguida pela Avaya e 3Com, durante o ano de 2002. No mesmo estudo do IDC, a participação da Cisco na América Latina dentro do segmento de telefonia IP, ficou assim: Argentina (91%), Chile (69%), México (73%), Brasil (53%), Colômbia (53%) e Venezuela (11%), tendo como concorrentes mais próximos, Avaya e 3Com.

“Desde que a Cisco lançou o primeiro telefone IP em 1999, acontecem centenas de substituições das tradicionais centrais telefônicas na América Latina, em que os clientes desfrutam de benefícios e inovações tecnológicas significativas, graças a adoção da telefonia IP”, afirma Alejandro Zabala, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Cisco para a América Latina. Em agosto de 2002, a Cisco anunciou que havia vendido seu primeiro milhão de telefones IP, um número que a companhia levou três anos e meio para atingir. Desde então, a Cisco entregou mais um milhão de aparelhos a seus clientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima