A Philips Speech Processing, empresa de aplicações de auxílio à lista, seus parceiros e a Telefónica de Argentina colocam no mercado dois serviços acionados por voz. Os serviços, que diminuem o tempo de espera do usuário e aumentam as opções de atendimento, irão permitir que a Telefónica de Argentina reduza custos comparados aos serviços convencionais.
O primeiro serviço fornecerá códigos de área de uma cidade ou país. No segundo, os usuários poderão descobrir o novo número de telefone de um assinante ou de uma empresa após dizer o número antigo correspondente. Estes dois serviços são iniciais e serão ampliados com o lançamento do portal de voz de auxílio à lista da Telefónica de Argentina, que será disponibilizado por meio de um único número de telefone e da utilização de voz para solicitar serviços.
Ambos os serviços de auxílio à lista utilizam o recurso de reconhecimento de voz Speech Pearl da Philips e o módulo de auxílio à lista SpeechFinder, que é desenvolvido especificamente para atender aos requerimentos desta aplicação.
“As aplicações de reconhecimento de voz são uma solução bastante atraente para operadoras de telecomunicação ou provedores de serviço de Internet, que visam otimizar a eficiência e baixar os custos, e ao mesmo tempo, aumentar os serviços para o auxílio às listas telefônicas e páginas amarelas”, diz Nils Lenke, gerente de aplicações de auxílio à lista da Philips Speech Processing.
Os serviços de auxílio à lista ativados por voz da Telefónica de Argentina foram construídos pela empresa francesa Ferma, que forneceu as plataformas IVR, o programa de call center e construiu a aplicação, utilizando a base de dados da Varetis e a tecnologia de voz da Philips, empresa que também ofereceu consultoria de desenvolvimento de aplicação e de recursos lingüísticos.