Pode contratar!

0
1



Cada vez mais as empresas estão trazendo de volta para o mercado de trabalho pessoas acima dos 40 anos. Um dos principais motivos é o maior comprometimento e responsabilidade no exercício da sua função, segundo Janaína Cabral, supervisora de recrutamento e seleção da Allis. “Esse público tem uma maior estabilidade e aderência na empresa, se dedicam a oportunidade que lhes foi oferecida diferente dos mais jovens que visam um crescimento profissional em curto prazo”, aponta a executiva. Em entrevista exclusiva, ela comenta sobre essa tendência, aponta as vantagens e desvantagens e aponta os caminhos para lidar com esse perfil de profissional.

 

Callcenter.inf.br: Há uma tendência das empresas contratarem mais pessoas acima de 40 anos?
Janaína: Sim, hoje já observamos essa tendência em grandes empresas nesse setor. As contratações deste público mais velho aumentaram muito nos últimos anos, principalmente com a necessidade de recolocação destes profissionais no mercado de trabalho.

 

Qual a vantagem de ter pessoas com esse perfil?

A diminuição no turnover (rotatividade de pessoal) na empresa, maior produtividade, comprometimento e responsabilidade. Esse público tem uma maior estabilidade e aderência na empresa, se dedicam a oportunidade que lhes foi oferecida diferente dos mais jovens que visam um crescimento profissional em curto prazo.

 

E a desvantagem?

Há certa dificuldade em se adaptar com rapidez aos procedimentos exigidos pela nova empresa, pois muitas dessas pessoas passaram grandes períodos de suas vidas em uma mesma atividade onde não vivenciaram grandes mudanças na rotina diária. Por exemplo, a questão das novas tecnologias.

 

Qual a melhor forma de lidar com esse perfil de profissional?

Não basta apenas contratar profissionais com este perfil. A empresa precisa estar preparada para recebê-los e treiná-los, visando uma adaptação mais tranquila para ambos os lados, bem como desenvolver estes colaboradores dentro de sua capacidade. É importante ressaltar que todo este processo deve levar em consideração suas peculiaridades.

 

Eles devem ser direcionados para diferentes cargos ou para os cargos de liderança?

Diferentes cargos, pois dependerá muito das experiências anteriores e do perfil comportamental de cada um.

 

Até por conta do envelhecimento da população brasileira, essa tendência tende a aumentar nos próximos anos?

Com certeza, pois se por um lado, para determinados segmentos, o público mais jovem não é tão atrativo, por outro, para os mais velhos pode ser uma oportunidade deles continuarem ativos. Se levarmos em consideração que o número de idosos deve triplicar nos próximos 40 anos e que as possibilidades de envelhecermos com saúde estão cada vez mais ao nosso alcance, vemos surgir uma mão de obra que deve ser aproveitada.