Porque adotar de vez o EAD

0
3
Em mercados altamente competitivos, nos quais a qualificação dos colaboradores conta e muito, buscar soluções tecnológicas capazes de treinar os funcionários de forma prática, rápida e com baixo custo é fundamental. Fundador da Woli, empresa de treinamentos corporativos, Wagner Oliveira lista cinco motivos para adotar as ferramentas de ensino a distância:
1. Economia financeira: Comparados ao formato convencional, os treinamentos corporativos on-line apresentam uma economia de até 70% em virtude da ausência de gastos, como: hospedagem, alimentação, transporte e locação de espaço. A modalidade a distância democratizou os treinamentos e existem opções para todos os bolsos. O mercado disponibiliza produtos nos quais você compra somente a plataforma e coloca seu conteúdo. O gestor consegue editar a apresentação de maneira prática e rápida.
2. Absorção do conteúdo: O modelo permite a utilização de novos recursos educacionais, como a gameficação,  vídeos e sistema de avaliação processual, que potencializam a absorção do conteúdo e promovem competição saudável. Somados ao ambiente divertido, interativo,  e aos objetivos a serem cumpridos, os treinamentos geram resultados práticos de absorção sem monotonia.
3. Flexibilidade de horário: Quando os treinamentos envolvem gestores aparece uma dificuldade a mais: conciliar as agendas. Nos treinamentos on-line esta dificuldade não existe. Cada profissional completa sua participação no horário que julgar mais conveniente, direto do computador, tablet ou smartphone.
4. Controle e métricas: No modelo convencional, a mensuração do aproveitamento é medida de forma rudimentar, muitas vezes considerando somente a quantidade de horas e o número de participantes no evento, ou aguardando o resultado na mudança de desempenho ao longo do tempo. A modalidade on-line facilita a mensuração. O funcionário participa ativamente, com atividades de conhecimento e recursos de interação com os colegas. Todo o processo de avaliação é realizado em tempo real, o que possibilita a mensuração da qualidade do treinamento e da satisfação dos usuários. O mercado possui plataformas que permitem ao gestor verificar até mesmo o desempenho de diferentes unidades de sua empresa, tudo na tela do computador.
5. Resultados rápidos: A possibilidade de qualificar profissionais sem a necessidade burocrática de um evento físico proporciona resultados mais rápidos. Assim que pronto, um curso online já está à disposição dos funcionários para absorção do conteúdo, que pode ser aplicado no dia a dia da empresa logo na sequência. Esta flexibilidade e rapidez se aplicam também na solução de outro grande problema das empresas, o turn over. Assim que contratado o novo funcionário tem acesso imediato aos treinamentos disponíveis, podendo realiza-los antes mesmo de começar oficialmente suas atividades.