A primeira edição do Prêmio Latam está provocando nas empresas de call center da Argentina, Colômbia e México a mesma expectativa vivida pelas empresas brasileiras.”O Prêmio Internacional é uma aspiração para as empresas e seus provedores de outsourcing”, afirma Juan Pablo Tricarico, da Clienting Group Argentina.
Para Juliana Silva, da Associação Colombiana de Contact Center, a internacionalização possibilita mostrar ao exterior os casos de êxito das empresas, suas boas práticas e resultados. “É importante mostrar o que a indústria está fazendo para melhorar”, diz Juliana. Elba Castañeda, do Instituto Mexicano de Telesserviços, divide com ela a mesma opinião. Ela diz que se trata de uma oportunidade do país evidenciar o serviço oferecido por suas empresas de call center , que está ao nível de qualquer organização estrangeira.
Os bons ânimos se justificam pelo período de desenvolvimento que o setor está atravessando nos três países, como acontece também por aqui. Na Colômbia, a média de crescimento nos últimos anos é de 9%. Para esse ano, as empresas argentinas esperam registrar um faturamento 20% superior a 2010. No México, a estimativa de crescimento do setor é De 13% em2011.
O Prêmio Internacional surgiu por meio de uma parceria firmada entre a ABT, o grupo Grube Editorial e as entidades representativas do setor de telesserviços dos três países. Sua festa da premiação está prevista para março de 2012, no México.