A Proxis, empresa de contact center especializada na prestação de serviços customizados, lança um produto de qualificação de leads. Tendo como objetivo potencializar as chances de sucesso a cada contato, o novo sistema, denominado Finders, segue uma metodologia composta por dez passos que busca identificar as pessoas certas, no local certo, até chegar ao agendamento de uma visita com o prospect qualificado e interessado. “A idéia é oferecer às empresas uma ferramenta que identifique oportunidades realmente interessantes, aumentando a produtividade das ações dos departamentos de marketing e comercial e evitando investimentos desnecessários”, explica Jimmy Cygler, CEO da Proxis.
Para aumentar o valor da base de dados das empresas, o Finders tem como passo inicial a coleta de dados de todas as fontes possíveis. Em seguida, é feita a higienização dos dados, para verificação de inconsistências, retirada de caracteres indevidos, desvios de entrada e duplicidades. Os dados são complementados, cruzados e padronizados para a montagem de um Banco de Suspects, formado por empresas compradoras que aparentemente se encaixam no perfil desejado pela empresa vendedora, dentro do ramo adequado e na área geográfica devida, por exemplo.
A próxima etapa inclui a realização de pesquisas detalhadas e a utilização de recursos de marketing direto digital para a definição dos prospects. A partir disso, os prospects identificados são priorizados, gerando uma short list daqueles que de fato demonstram predisposição a iniciar o processo de compra. Segundo Cygler, uma das principais vantagens do Finders é colocar os atendentes e gestores em posição favorável, uma vez que entram em contato com clientes verdadeiramente potenciais.
Os prospects qualificados, em seguida, recebem materiais promocionais sobre a empresa, para conhecimento de informações fundamentais sobre o produto ou serviço oferecido. Os próximos passos do sistema são o pré-agendamento de visitas e a posterior realização de visita para apresentação de propostas e negociações visando fechamento de contrato ou venda. Auditoria de qualidade e repescagem são passos paralelos ao agendamento das visitas, visando mensurar os resultados e acompanhar o sistema e a ação dos departamentos envolvidos. “O objetivo é avaliar o retorno obtido e a eficácia dos contatos, permitindo o aprimoramento constante dos processos”, afirma Cygler.