Quem disse que você pode liderar pessoas?

0
3


Saber que motivar e desenvolver potencialidades são as principais características para conseguir a colaboração da equipe, não é novidade. Porém, faltou um detalhe apontado pelos autores de “Quem disse que você pode liderar pessoas?”, da Editora Campus/Elsevier, que faz a diferença: a autenticidade. Rob Goffee e Gareth Jones revelam no livro o resultado de 25 anos de pesquisas, trabalho de consultoria e experiência direta com líderes de diversas organizações, e dão orientações sobre como líderes, em todos os níveis, podem obter sucesso.

Para os autores, você só consegue ser um bom líder se tem noção de quem é. “Seus seguidores potenciais têm uma necessidade simples, mas básica: querem ser liderados por uma pessoa, e não por um aparato corporativo. É pouco provável que seja capaz de inspirar, despertar, animar ou motivar as pessoas a não ser que possa mostrar-lhes quem você é, o que representa e o que pode ou não fazer”, dizem.

Em “Quem disse que você pode liderar pessoas?”, o leitor é estimulado a fazer uma avaliação pessoal e a maximizar a autenticidade e suas habilidades de liderança. Ser autêntico para Goffee e Jones significa conseguir a cumplicidade da equipe e alcançar bons resultados sem abrir mão dos valores, o que amplia o leque de temas discutidos, como as questões sociais, éticas, morais, além da liderança no mundo corporativo.

Mas como liderar? – Os autores acreditam que o verdadeiro líder deve saber usar as habilidades, observar de forma crítica os acontecimentos, agir de acordo com as normas morais e éticas, ser justo e autêntico. A arte de identificar o que a empresa espera de você e, a partir daí, conseguir a cumplicidade e o empenho da equipe é o desafio que faz parte da rotina dos líderes. “Não basta o conhecimento próprio e do contexto. É preciso também agir com liderança, o que é, sem dúvida, uma questão de relacionamento. A aproximação com a equipe exige empatia, a criação de relações próximas, leais e de afeição, impondo limites sem recorrer à hierarquia formal”, apontam.

Segundo os autores, os líderes são autênticos camaleões. Eles prestam muita atenção a como são vistos e ouvidos, não dão por certo a opinião dos outros e não pressupõem que são vistos da mesma maneira em diferentes contextos. Ou seja, possuem uma comunicação hábil e conseguem identificar o que funciona melhor para ele e achar maneiras de explorar esses aspectos.

Goffee e Jones assumem que responder à pergunta Quem disse que você pode liderar pessoas? não é simples, mas é primordial fazer esta avaliação, até para saber quais são seus pontos fortes e os que precisam ser melhorados. “Os aspirantes à líderes que tentam imitar seus heróis cometem um erro fatal. A questão é ser você mesmo. Dominar a arte de ser autêntico é uma tarefa para a vida toda”, afirmam.

Ficha Técnica
Título: Quem disse que você pode liderar pessoas?
Autores: Rob Goffee e Gareth Jones
Tradução: Alessandra Mussi Araujo
Editora: Campus/Elsevier
Páhinas: 208
Preço: R$ 49,00