Questão de adaptação

0
16
Os profissionais brasileiros têm dificuldade para se adapta ao novo emprego, aponta pesquisa recente feita pela PwC, sob encomenda para o LinkedIn. Em um ranking de 11 países, o Brasil ficou em 9º. A Trabalhando.com resolveu ouvir os usuários e fez uma pesquisa com 820 profissionais e descobriu que 31% já deixou um emprego por não se adaptar, enquanto 69% nunca tiveram esse tipo de problema. Entre os problemas para se adaptar, 32% afirmaram ter dificuldades com as novas tarefas, já 30% disseram que não se adaptaram à cultura da nova empresa, 23% não se adaptaram aos novos colegas enquanto 15% tiveram dificuldades com as tecnologias adotadas pela empresa.
Entre os profissionais que afirmaram já ter deixado um emprego, 51% não se adaptaram a cultura da empresa, 23% tiveram dificuldade para se enturmar com os colegas, 21% não se adaptaram às tarefas e 5% tiveram dificuldade com as tecnologias.
Para Caio Infante, diretor-geral da Trabalhando.com, o profissional deve se preparar para começar na nova função, “Assim como antes da entrevista o candidato precisa ter uma noção do que é a empresa, antes de começar a trabalhar precisa estudar ainda mais”, avisa.  Para o especialista a adaptação é uma característica importante para ter sucesso. “É importante, mas não é nenhum dom especial, com o amadurecimento e a experiência a adaptação às novas funções é algo natural.”