Desde a década 70 até os dias de hoje, a participação das mulheres no mercado de trabalho tem apresentado crescimento. Em 1970, apenas 18% das mulheres brasileiras trabalhavam fora dos lares. Nos dias atuais, esse número supera os 50%, segundo o IBGE. Segundo Rodrigo Fernandez, consultor do Grupo Kronberg, essa mudança de comportamento tem um forte impacto nas vidas da mulher do século XXI, pois a grande parte delas precisa dividir-se entre ser mãe, provedora do lar, esposa, chefe de família, boa profissional e exercer cargos de liderança, por exemplo. Além disso, ainda é preciso se preocupar com aparência e outras exigências da sociedade atual para um padrão de sucesso e realização.
Fernandez explica que hoje mulheres e as pessoas no geral têm a necessidade de dizer ao mundo que são produtivas e que não descansam nunca. “Respondemos e-mails às duas da madrugada e achamos o máximo quando o destinatário responde imediatamente. Parece que quanto mais coisas fizermos mais ganharemos pontos em um ranking imaginário de produtivos estressados da nova era, além de aumentar o status social, o que é prejudicial para o bem estar e uma vida feliz”, comenta.
De acordo Carlos Aldan, CEO do Grupo Kronberg, para melhorar essa síndrome da mulher moderna, a matemática do dia é simples, basta ter disciplina para organizar as horas e ter uma qualidade de vida alta e diminuição significativa no nível de stress. “O dia tem só 24 horas, sendo que nove delas passamos trabalhando, cerca de oito dormindo e duas ´no mínimo´ nos deslocando nas grandes cidades. Essa rotina geraria cinco horas restantes de dedicação a nós mesmos, uma coisa incrível de se pensar nos dias de hoje”, explica.
Confira sete dicas para gerenciar melhor o tempo da mulher do século XXI:
1º Priorize. Crie uma lista de tarefas e marque as que são mais importantes no seu dia. Deixe as tarefas complicadas para as horas mais produtivas para você.
2 º Concentre-se. Marque 25 minutos no alarme do seu celular ou relógio e foque toda a sua atenção na realização de uma só tarefa. Após este período faça uma pausa de 5 minutos. Irá surpreender-se com a quantidade de tarefas que conseguirá concluir. Assim, você evita distrações, como consultar o e-mail, olhar o Facebook ou ver TV.
3º Delegue. Não queira fazer tudo sozinha. Contudo, para ficar descansada, no início perca algum tempo ensinando como se faz. É importante que sinta que delegou para alguém que está à altura da tarefa. Para isso é preciso conhecer sua equipe.
4º Diga não. Aprenda a dizer “não” quando necessário. Isto não significa que não deva ajudar os outros de vez em quando, mas não deve aceitar tarefas que vão além das suas capacidades.
5º Dê tempo para você. Inclua na sua agenda tempo para as atividades que dão prazer, até mesmo para descobrir seus sonhos e, inclusive, para ficar sozinha e não fazer nada. Não se sinta culpada por isso.
6º Organize-se. Uma vez por semana, faça uma revisão das suas tarefas. Confira o que ficou pendente e faça um ajuste na sua agenda da próxima semana.
7º Não procrastine. Pare de arranjar desculpas para adiar o que tem fazer. Não adie suas ações, aja já.