Regras para operadora virtual

0
2



A Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações espera fechar, ainda no primeiro semestre deste ano, as regras para o surgimento de um novo tipo de prestador de telefonia celular, conhecido como operador virtual. Em audiência pública realizada ontem (11/03), em Brasília, o gerente de regulamentação de serviços móveis da agência, Bruno Ramos, disse que a área técnica da Anatel deve encaminhar a proposta final ao conselho diretor até junho.

 

A aposta da agência é de que o operador virtual atrairá pequenas empresas que atuam em nichos de mercado e grandes magazines que queiram fidelizar os clientes. O operador virtual vai contratar, das grandes empresas de telefonia, a capacidade de trafegar as ligações telefônicas e vender os serviços de celular no varejo.

 

Pela proposta que está em consulta pública, serão dois modelos de operador virtual. Pelo primeiro modelo, o operador seria mais vinculado à empresa de telefonia, podendo usar, além das redes, outras estruturas, como faturamento e call center. Neste caso, o celular acrescenta valor, mas não é o negócio principal da empresa.

 

Já no segundo modelo, o operador virtual recebe uma autorização da Anatel e tem funções semelhantes às de uma operadora convencional, tendo que cumprir, inclusive, obrigações definidas pela agência. Este modelo deverá interessar mais a pequenos investidores, que alugarão as frequências das grandes operadoras para atender a nichos de mercado, como uma empresa específica ou locais no interior do País.

 

A proposta ficará em consulta pública até o dia 22 de março, quando os interessados poderão apresentar sugestões para mudança nas regras sugeridas pela agência. O engenheiro da Oi, José Carlos Piccolo, disse que a empresa vai solicitar uma ampliação no prazo de consulta pública porque, segundo ele, há muitas dúvidas sobre a proposta.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorComo gostar do não
Próximo artigoSAP lança solução de BI on demand