Reter talentos é o maior desafio para 2012



Contratar, reter e qualificar funcionários serão os três principais desafios a serem enfrentados este ano pelos profissionais brasileiros de Recursos Humanos. Em 2011 a perda de profissionais foi o principal problema enfrentado pela área o que justifica 47% dos executivos concentrarem os esforços em 2012 em programas de retenção, aponta pesquisa da Robert Half realizada com 165 profissionais de RH.

 

Ao avaliar o desempenho em 2011, 20,3% dos entrevistados apontam que o principal problema da área de RH foi a perda de funcionários, seguido pela falta de participação do RH na agenda estratégica da empresa (19,5%) e política de remuneração e benefícios inadequada (18,6%). Para 20% dos entrevistados, “falta de perspectiva de crescimento na empresa” é a principal queixa dos colaboradores e “salário defasado” aparece na segunda posição com 18,4% das respostas.

 

O aumento na oferta de empregos para profissionais qualificados faz com que muitos troquem de empregos, contribuindo ainda mais para o desafio da retenção de talentos. Além disso, outra etapa da pesquisa (com 1,4 mil colaboradores) mostra que a reputação no mercado (32,6%), produto ou marca interessante (28,4%) e cultura da organização (15,6%) foram citados como os três principais fatores de atração de candidatos.

 

Mais da metade dos profissionais aceitaria uma proposta para trabalhar numa empresa concorrente, de acordo com o segundo levantamento. A aceitação aumenta para 73% quando a proposta vem de uma instituição não concorrente. Falta de perspectivas de crescimento na empresa e falta de oportunidades de desenvolvimento foram as principais insatisfações declaradas pelos colaboradores em relação às práticas de RH.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima