SAP NetWeaver amplia suporte para comunidade Java

0
2

A SAP, fornecedora de soluções de software para negócios, anunciou dois passos significativos para impulsionar a adoção de sua plataforma de integração e aplicação, o SAP NetWeaver, dentro da comunidade Java. Ao introduzir uma infra-estrutura aprimorada de desenvolvimento e suporte para Java 2, Enterprise Edition (J2EE v1.3), através de seu servidor de aplicação virtual (SAP Web Application Server) e ao lançar um ambiente integrado de desenvolvimento, o SAP NetWeaver Developer Studio, a SAP criou um ambiente aberto para o desenvolvimento de aplicações de negócios multi-camadas baseado em Java.
O SAP NetWeaver é uma plataforma flexível de integração e aplicação aberta que responde às variáveis necessidades de negócios da atualidade, incluindo as que são exclusivas do suporte a aplicações Java corporativas. O anúncio foi feito na JavaOne, maior conferência mundial de desenvolvedores Java, que ocorreu em junho, em São Francisco. Para projetar e implementar as aplicações Java, os desenvolvedores precisam de ferramentas integradas de desenvolvimento que sejam fáceis de usar, incluindo suporte eficiente às interfaces profissionais baseadas na Web.
Ao oferecer suporte aos ciclos automáticos de atualizações para maximizar a disponibilidade dos sistemas de desenvolvimento; ambientes centrais de teste para execução de testes globais efetivos, e uma gestão flexível de mudança, a plataforma SAP NetWeaver possibilita que os desenvolvedores de Java possam evitar vários problemas de manutenção e permite integrar facilmente ferramentas de terceiros para expandir o ambiente de desenvolvimento.
“Projetar, desenvolver, disponibilizar, executar e monitorar aplicações de negócios de classe corporativa requer uma sólida infra-estrutura de desenvolvimento e uma evoluída plataforma de aplicações – e o SAP NetWeaver responde aos requerimentos inerentes a essas atividades para os desenvolvedores Java”, afirma Shai Agassi, membro do conselho executivo da SAP. “Através do poder do SAP NetWeaver e do entendimento da SAP das necessidades de soluções de negócios globais, a comunidade Java pode usufruir desta nova oportunidade para promover avanços à tecnologia Java nas corporações.”
O SAP NetWeaver Developer Studio possibilita a construção de aplicações que estendem facilmente o alcance das soluções SAP sem a necessidade de implementar produtos adicionais. A solução é um ambiente de desenvolvimento que suportam as necessidades de grandes equipes de desenvolvimento, auxilia no gerenciamento de implementações de aplicações Java de classe corporativa, e pode ajudar a manter um baixo custo total de propriedade (TCO). Ainda suporta os padrões relevantes na área de Java e de Web Services e é baseado na plataforma de código aberto Eclipse. O SAP Web Application Server compatível com o J2EE inclui Web Services e suporte a padrões abertos através das tecnologias de portais, gestão de conhecimento, business intelligence, e exchange infrastructure.
Além da plataforma Java, o SAP NetWeaver é interoperável com outras plataformas, incluindo o Microsoft .Net e o IBM WebSphere. O SAP NetWeaver é a base técnológica do mySAP Business Suite, das SAP xApps, bem como do mySAP ERP. A plataforma assegura máxima confiabilidade, segurança e escalabilidade para possibilitar que processos de negócio de missão crítica operem com tranquilidade. Uma plataforma de integração e aplicação ampla que ajuda a reduzir o custo total de propriedade (TCO), o SAP NetWeaver facilita a integração e o alinhamento de pessoas, informação, e processos de negócio através das fronteiras organizacionais e tecnológicas. Ferramentas de fornecedores independentes também podem ser facilmente integradas com o SAP NetWeaver, inclusive ferramentas de modelagem UML.
Como parte de um novo modelo de certificação de integração, a SAP criou Centros de Certificação e Integração, onde foi projetado um novo cenário de teste com a intenção de certificar a disponibilização correta e com sucesso de aplicações J2EE de terceiros no SAP Web Application Server (nas versões standalone e cluster). Além de certificar a implementação de aplicações J2EE, os centros de Certificação e Integração irão testar cenários de integração com processos de negócios, informação e conteúdo entre soluções SAP e aplicações de terceiros.