Satisfação no atendimento

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Funcionários que se sentem respeitados e valorizados geralmente tratam os clientes com cortesia e atenção, desempenhando serviços com melhores resultados. A partir dessa premissa, a Brasanitas Serviços Integrados, maior empresa privada do país a oferecer prestação de serviços de limpeza, conservação e manutenção de hospitais, indústrias, instituições bancárias e órgãos públicos, instituiu um Serviço de Atendimento ao Cliente Interno.
“O SAC Interno da Brasanitas visa aperfeiçoar o relacionamento com mais de 13 mil funcionários, distribuídos em dois mil pontos de atuação. O funcionário não tem de esperar pelo encarregado para pedir orientação sobre benefícios, tirar dúvidas e dar sugestões de melhorias”, diz Carmen Nigro Doro, diretora de RH.
“Além disso, é um canal aberto entre o colaborador da área operacional e a diretoria executiva da empresa – o que, certamente, imprime maior segurança no relacionamento.” Pendências podem ser resolvidas mais depressa, garantindo que o colaborador trabalhe com a mesma qualidade enquanto a equipe de atendimento encontra soluções.
O link entre a atitude dos colaboradores e a satisfação do cliente pode ser constatada em diversos estudos (como o de Bavendam Research) e até mesmo no dia-a-dia. Basta recordarmos as nossas próprias experiências. Quando nos sentimos distratados pelo funcionário de alguma empresa que nos presta serviço, raramente voltamos a recomendar a organização a alguém. Por outro lado, quando nos sentimos bem-tratados e valorizados como clientes, há grandes chances de indicarmos os serviços da empresa a um amigo. Assim, manter um funcionário satisfeito é, de fato , manter nossos clientes satisfeitos, diz Carmen.

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