Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o primeiro semestre desse ano bateu recorde histórico de contratação de trabalhadores com carteira assinada. Em todo o Brasil, foram gerados 1,361 milhões de empregos, um aumento de 24,3% em comparação ao mesmo período de 2007. O setor da economia que ainda mais gera oportunidades de emprego é o de serviços.
No ano passado, só as empresas de telesserviços foram responsáveis pela criação de mais de 75 mil novos postos de trabalho (aproximadamente 5% do total gerado no país), encerrando o ano com 750 mil empregos diretos. “Para 2008, a nossa previsão é manter o mesmo ritmo de crescimento. Esperamos, até 2010, ultrapassar a marca de um milhão de empregos diretos”, diz Jarbas Nogueira, presidente da ABT – Associação Brasileira de Telesserviços.
O setor de telesserviços, além de ser um dos que mais emprega com carteira assinada, é a principal porta de entrada de jovens sem a necessidade de experiência anterior para o mercado de trabalho. “A preocupação do governo em proibir a exigência de experiência superior a seis meses a candidatos a uma vaga de emprego não cabe nem nunca coube às empresas de telesserviços. O setor que mais absorve mão-de-obra sem a necessidade de experiência anterior é o de telesserviços”, acrescenta Nogueira. A proibição, inserida na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) por meio da Lei 11.644/08, foi publicada no Diário Oficial da União no mês de março deste ano.