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Siemens aposta na venda do HiPath 8000 no Nordeste



A filial de vendas da Siemens Enterprise Communications em Recife (PE) apresenta para clientes da região o carro-chefe do portfólio de comunicações unificadas, o HiPath 8000. Alternativa às atuais centrais PBX que utilizam hardware, a nova plataforma de comunicação IP-PBX cabe dentro de um CD. A solução é ideal tanto para pequenas e médias empresas, que podem adquirir licenças de forma gradual, quanto para grandes corporações, que podem agregar até 100 mil usuários em uma única central.


“Nosso objetivo é consolidar a Siemens Enterprise Communications como líder no segmento de telefonia VoIP e de serviços gerenciados. Para tanto, uma das principais estratégias é ampliar a comercialização do HiPath 8000”, avalia Ricardo Soares, diretor regional de vendas da empresa em Recife. A filial conta com 30 funcionários diretos e gera outros 70 empregos indiretos para atender Pernambuco e outros seis estados. A localidade representou no ano comercial de 2007 (outubro de 2006 a setembro de 2007) cerca de 7% do faturamento nacional da Siemens Enterprise Communications e espera obter um crescimento de 20% neste ano fiscal.


A rede PE-Multidigital, que visa desenvolver um novo modelo de informática pública, é o primeiro cliente da filial a adotar o HiPath 8000. O projeto compreende uma rede multisserviços totalmente interligada em IP com mais de 20 mil pontos de voz, sendo três mil terminais IP; o Expresso Cidadão, com 12 salas de videoconferência e dois centros de atendimento ao público; e o Espaço Cidadania, composto por 50 áreas dedicadas à inclusão digital, cada uma equipada com dez microcomputadores com acesso à internet. Por meio desta rede, a administração pública estadual tem uniformizado os custos e serviços de telecomunicações para todos os órgãos do Estado, com cobertura em todos os municípios de Pernambuco, incluindo Fernando de Noronha, ligando-os também às cidades de São Paulo e Brasília.


Evolução da central PABX – O HiPath 8000 é uma solução softswitch SIP (Session Initiation Protocol) nativa, ou seja, é 100% IP. Como é totalmente baseado em software, basta que seja instalado em um servidor, permitindo que o cliente acrescente licenças conforme a necessidade. Segundo Charles Sola, gerente de Novas Tecnologias da Siemens Enterprise Communications, outra grande vantagem do produto é que o ramal não está ligado à mesa e sim ao usuário. Sendo assim, ainda que em outra cidade, este usuário atenderá o mesmo número de telefone se estiver utilizando um laptop conectado à rede da empresa.


A solução permite ainda integrar o telefone IP ao correio de voz e até mesmo ao Outlook ou Notes. “O HiPath 8000 representa a segunda geração de VoIP, na qual a voz está verdadeiramente integrada ao ambiente de TI”, compara Sola. Uma das aplicações da plataforma é a conexão móvel MobileConnect, que permite que de um mesmo aparelho remoto o usuário acesse a rede corporativa e a GSM (de celulares), sempre procurando a melhor e mais barata das opções para se conectar. O VoIP pode chegar até mesmo aos PDAs, ampliando o conceito de Unified Communications (UC) e agregando plataformas de telefonia, e-mail, caixa postal, entre outras.

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