O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Six Sigma nas pequenas empresas


Quem pensa que pequenas empresas não podem se beneficiar dos recursos que as grandes empresas utilizam para diminuir custos e melhorar processos, está muito enganado. Celebrizada por grandes indústrias, como Motorola, General Electric e Kodak, a metodologia Six Sigma começa a ser empregada por médias e pequenas empresas brasileiras.

O consultor Sinval Daffre, diretor do Six Sigma Institute do Brasil, diz que a metodologia normalmente é aplicada com o objetivo de reduzir falhas, erros ou não-conformidades. “Quando um processo atinge Seis Sigma, significa que atingiu a meta de apenas 3,4 erros por milhão de oportunidades, ou seja, um rendimento de 99,9997%.” Sinval acredita que em negócios menores, os resultados financeiros e a transformação cultural dentro da empresa se propagam mais rapidamente, já que a cadeia hierárquica é mais enxuta e as decisões podem ser tomadas com mais agilidade.

Aqui, algumas dicas do consultor aos pequenos empreendedores:

– Verifique as estratégias de sua empresa. Algumas têm tantas metas, que não conseguem terminar o ano cumprindo sequer a metade delas.

– Valorize a voz do cliente. Saiba que o cliente é rei e que se sua empresa não atender às exigências do cliente terá investido tempo, dinheiro e esforços em um produto ou serviço que não vai vender.

– Comece a gerar indicadores. A falta de indicadores ou a existência de indicadores não-confiáveis impacta gravemente a gestão do negócio. A tomada de decisão será tão melhor, quanto melhor for a qualidade do indicador. Se medir errado, vai gerenciar errado.

– Trabalhe na causa, não no efeito. Identifique os principais problemas de sua empresa, as reclamações mais freqüentes. Trabalhe para eliminar os defeitos de origem.

– Fique atento ao custo de garantia. Se o produto ou serviço for bem feito, você evitará perder dinheiro e tempo em refazer e arcar com custos que não estavam embutidos no preço final. Portanto, capriche na qualidade.

– Evite desperdícios com os custos de reparo, retrabalho e refugo. Diversos processos dentro de uma empresa geram gastos de tempo e dinheiro que deveriam ser economizados. Por exemplo, pequenos erros em notas fiscais podem resultar em grandes perdas financeiras no final do ano.

– Conheça a fundo o benchmarking. Estude as empresas concorrentes. Descubra qual delas é a melhor, estabeleça critérios e supere-a.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima