A força das redes sociais é inegável. Com milhões de usuários, ela vem auxiliando também os negócios. E essa ajuda vai além das ações de marketing. Uma das oportunidades oferecidas pelos novos canais é a busca por novos talentos. Tanto que cada vez mais empresas estão utilizando as redes sociais nos processos de recrutamento e seleção. No entanto, tem quem já utilize há bastante tempo, como a Almaviva do Brasil. Desde dezembro de 2011, ela faz uso do Facebook e, mais recente, janeiro de 2014, o LinkedIn.
Além do fato de ter cada vez mais as pessoas estão conectadas, Flavia Campos Ribeiro, gerente de recrutamento e seleção e desenvolvimento corporativo da Almaviva do Brasil, explica que entre as vantagens das redes sociais é o fato da divulgação ser instantânea, atingindo o público de interesse de forma rápida e se espalhando na mesma velocidade. “Atinge um público maior e mais diversificado, no qual conseguimos direcionar o alcance do anúncio e, principalmente, os candidatos ditos ‘passivos’, que não necessariamente estão em busca de novas oportunidades, mas a empresa consegue buscá-los no mercado”, esclarece a executiva, acrescentando que a empresa tem sempre a ganhar com esta forma de divulgação.
No caso da Almaviva, essa divulgação é feita a partir da criação de uma imagem ou anúncio convidando os interessados a participar e/ou se inscrever em alguns processos seletivos e publica nas redes sociais. Para facilitar, as páginas da empresa no Facebook e LinkedIn são administradas pela área de comunicação junto ao RH. Outro cuidado que se deve tomar, segundo Flavia, é fazer um acompanhamento contínuo e em tempo real dos posts, mantendo a transparência com o candidato. “Essa interação é um dos trunfos das redes sociais e auxilia também no processo de R&S”, completa.