A Santa Cruz Operation (SCO), maior fornecedora de sistemas operacionais Unix, inaugurou sua subsidiária brasileira, instalada na região sul de São Paulo. Para apresentar a tecnologia a partners e imprensa, a companhia realizou demonstrações do funcionamento de suas mais novas soluções.
A primeira é o SCO Tarantella, que permite o acesso via Internet a qualquer aplicativo já existente. Isto é, qualquer aplicação de “missão crítica” para os negócios de uma determinada empresa pode ser acessada via Web, quer esta aplicação rode em um sistema Unix, mainframe ou Windows. As vantagens deste aplicativo para o callcenter estão na diminuição das despesas. “No caso de uma central de atendimento, a empresa pode centralizar o servidor, assim, reduzindo os custos no que diz respeito à comprar e instalação de novos servidores na criação de um novo site”, explica a System Engineer da SCO do Brasil, Elaine Capeletti. “O Tarantella realiza o acesso remoto em três plataformas diferentes, o que nenhum outro sistema faz”.
Já o UnixWare 7 NonStop Clusters é a grande vedete. A principal característica do produto está na disponibilidade e também na escalabilidade, já que ele nunca para de rodar, está sempre no ar. O sistema possui um conjunto de servidores que operam juntamente, ou seja, todo o processamento de dados é balanceado. “O NonStop da SCO é realmente o único que roda sem parar, ele não possui uma unidade servidora que fica de stand by e só entra em funcionamento a partir do momento em que problemas, falhas ou o desligamento das unidades principais são detectados, . Ele divide o processamento”, conta o Professional Services Consultant da SCO do Brasil, Sérgio Leandro. A operação leva apenas alguns segundos, o sistema acusa o problema e continua rodando.
Os produtos para espelhamento de servidores de plataformas concorrentes e para os proprios sistemas para SCO são 1776 Fault-Freedom II for SCO OpenServer e Sentinel for SCO UnixWare e SCO OpenServer. Para Microsoft Windows NT: Octopus ou Vinca Co-StandbyServer Features. Já para o sistema Novell NetWare é o SFT-3.
Leandro ressalta que as plataformas ou os sistemas operacionais é que são concorrentes e não o produto para espelhamento, já que não ocorre o balanceamento da carga de processamento entre os servidores como no SCO UnixWare7 NonStop Cluster. Para ele, os custos das empresas de callcenter iriam ser reduzidos porque, além de aproveitar todo o equipamento adquirido para uma operação, não será necessário trocar as máquinas. “Não preciso retirar um servidor que não está suportando um aumento de demanda, basta interligar novos servidores sem qualquer prejuízo ou dano para o sistema em seu todo”. As quedas de sistema em uma operação de callcenter podem ser perigosas. “Uma empresa de callcenter que tem problemas no seu sistema e não consegue atender os clientes porque está fora do ar, fica com a credibilidade comprometida, além de perder clientes e, conseqüentemente, dinheiro”, adverte.
O suporte também fica por conta da empresa que junto com a solução oferece o projeto, venda de produtos em conjunto com a Compaq, implementação feita pela SCO e a garantia dos serviços. Quem busca por confiabilidade e segurança tem o aval do coutry manager da SCO do Brasil, Jaimildo Vieria. “O NonStop Clusters traz a segurança de um sistema operacional corporativo, confiável e de enorme disponibilidade, conjugado ao balanceamento de carga. Além disso é um sistema SSI (Single System Image), que é gerenciado como se fosse um único servidor”.
A SCO espera estar trabalhando com callcenters já no início do próximo ano através de parcerias com empresas do setor. A companhia já realiza serviços para centrais de atendimento pelo mundo, como a americana Chrysalis que já utiliza o sistema Tarantella. Agora quer investir no setor de callcenter no Brasil. “Temos convicção de uma boa aceitação dos produtos da SCO no mercado de callcenter por causa da qualidade oferecida e da relação custo benefício”, diz Leandro.
O country manager da SCO ainda colocou a disposição de todos a sala de fóruns para a realização de debates e demonstração dos novos sistemas operacionais da empresa. “Estamos de portas abertas para qualquer empresa que queira usar nossa sala de palestras para oferecer cursos e realizar fóruns além de um escritório todo equipado com rede e telefone”.