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Embora ainda seja um paradigma de que emprego em call center é temporário, algumas pessoas já começam a investir no crescimento profissional dentro setor, começando como operadores e galgando cargos superiores de gestão. No entanto, em consonância a esse cenário, é importante que as empresas façam ações para a retenção de talentos, incentivando os jovens no desenvolvimento. Atualmente, com mais de 1.500 colaboradores, a ABS Brasil assumiu essa responsabilidade, de acordo com o superintendente executivo da ABS Brasil, Franco Lüdke. “Essa é uma necessidade premente em todos os call centers. Por isso, a ABS Brasil busca uma postura diferenciada na valorização do capital humano. Faz parte do cotidiano o planejamento incessante de ações para promover a qualidade de vida, não só relacionadas à remuneração e benefícios, como também melhorias em processos e infraestrutura da empresa”, revela.
Nesse sentido, a empresa vem desenvolvendo ações de forma contínua, não somente com foco em quantidade, mas também em qualidade. Para isso, contratou a Vibees, agência especializada em endomarketing. “A ABS Brasil entendeu que ao valorizar suas pessoas, tanto os clientes, como a empresa e os colaboradores saem ganhando, o que é essencial para os negócios, para ser uma empresa cada vez mais admirada e melhor para se trabalhar”, afirma Gisele Migliorini Bernardon, diretora da Vibees. O início do trabalho aconteceu em 2011. As primeiras ações foram para dar ciência às pessoas e para o diagnóstico sobre o momento que a empresa passava, em contrapartida com o que os colaboradores estavam percebendo da ABS Brasil.
No mesmo ano, foi realizada também a primeira Pesquisa de Clima, toda planejada, aplicada e analisada pela Vibees. O objetivo foi conhecer melhor os colaboradores e entender um pouco mais sobre o clima da empresa. Realizada desde então anualmente, a pesquisa visa buscar novos conceitos e práticas gerenciais para mobilizar e aproveitar plenamente as pessoas em suas atividades, “já que a ABS Brasil sabe que sua eficácia depende do alcance dos objetivos internos, da manutenção das pessoas e da adaptação à cultura dos jovens de hoje”. A executiva acrescenta ainda que os resultados obtidos são tratados individualmente em alguns projetos, que buscam dar respaldo ao que a empresa entende que os seus colaboradores gostariam de ver no seu local de trabalho.
Dessa forma, a pesquisa pautou várias ações da ABS Brasil, resultando em uma nova marca interna. Muito mais do que apenas determinar a forma como os colaboradores enxergam as mudanças na empresa, esse posicionamento da empresa trouxe consigo a nova cultura da organização, as novas práticas que transformaram uma simples pesquisa de clima em ações concretas para todos dentro da empresa. “Com este posicionamento, pode-se demonstrar claramente que a ABS Brasil sabe aproveitar o feedback dado por seus colaboradores e assim melhorar cada vez mais suas relações internas”, acrescenta Gisele.
Embora sejam subjetivos e difíceis de mensurar, é possível perceber os resultados das ações de endomarketing diariamente por meio de conversas com os colaboradores, nas mensagens enviadas ao canal de comunicação interno, no desempenho das equipes e no crescente número de promoções internas. Observou-se também queda nos índices de absenteísmo e rotatividade. “São excelentes resultados que comprovam que o esforço conjunto, empresa e colaboradores, fez da ABS Brasil um lugar muito melhor para se trabalhar. Um lugar que escuta e respeita os seus colaboradores, um lugar que todos sentem-se motivados e desafiados a crescer.” Para a diretora da Vibees, mesmo que muito ainda possa ser feito, a ABS Brasil encontrou o rumo certo para seguir implementando melhorias com vistas a solidificar o relacionamento com os colaboradores em todos os níveis.
Conheça algumas das ações desenvolvidas pela ABS Brasil:
DIA DO OPERADOR
A comemoração do Dia do Operador de Telemarketing, 04 de Julho, é especial para os colaboradores da ABS Brasil. Pela primeira vez, em 2011, a empresa promoveu um grande evento para todos os mais de 1.800 colaboradores na época. O sucesso foi total, e desde então a festa se repete sempre nessa mesma data com o tema Arraial Junino. “Não falta nunca empolgação, animação e engajamento das pessoas. O resultado é incrível, e se reflete no ânimo geral das equipes e, por consequência, no resultado das operações”, conta Gisele.
CANTINA, LANCHE E ESPAÇO CYBER
A comunicação de que uma alimentação mais saudável traz benefícios à saúde e ao desempenho de forma geral, foi uma das melhorias que a empresa fez a partir da pesquisa de clima. Assim, foi possível substituir o refrigerante por suco, as frituras do cardápio por comidas mais saudáveis, além da possibilidade de escolha lanche durante da semana. Para completar esta ação a empresa modernizou o refeitório, transformando-o em uma cantina maior e mais moderna. Com a nova cantina, a empresa conseguiu ainda realizar um sonho: criar o “Espaço Cyber ABS Brasil”. Um local totalmente voltado para os colaboradores onde, no seu tempo livre, podem utilizar os computadores à vontade, acessando e-mail pessoal, redes sociais e seus sites preferidos.
ENCONTRO GESTORES
A ABS Brasil passou a promover todo final de ano o “Encontro de Gestores da ABS Brasil”. Nele, além de trabalhar sempre um tema diferente, como liderança e Geração Y, é possível também alinhar os valores da empresa, discutir sobre o ano que está se encerrando e se preparar para o novo ano.
CANAIS DE COMUNICAÇÃO
Após sucessivas pesquisas de clima, uma das principais ações da ABS Brasil juntamente com a Vibees foi o planejamento, criação e estruturação dos canais de comunicação internos. Foi realizado um estudo para identificar quais os meios que os colaboradores mais utilizam para se comunicar e de que forma a comunicação chega mais efetivamente para cada setor e nível da empresa. Após essa etapa, foram criados diversos canais internos, a fim de melhorar e otimizar o fluxo e a efetividades das informações. Além destes, a ABS Brasil usa da criatividade para atingir todos os colaboradores, utilizando wallpaper customizado nas PAs,cartazes nos banheiros e corredores, materiais na cantina e nas posições de atendimento.
ECO
A ABS Brasil lançou o ECO – Espaço de Crescimento e Oportunidades. É um local exclusivo para o desenvolvimento dos colaboradores, todo pensado no bem-estar das pessoas. Ele contempla a área do talentos humanos, todas as salas e locais de treinamento, reciclagem, aprendizado, e ainda conta com uma biblioteca diversificada.
PROJETO DE GESTORES
A ABS Brasil também desenvolveu o “Projeto de Gestores”, que é um curso formulado pelos próprios gerentes da empresa. O objetivo é dar oportunidade para todos aqueles que almejam crescer na empresa, aprender e desenvolver capacidades e habilidades que se esperam em um gestor. O projeto é dividido em módulos ministrados pelos próprios gerentes. O desempenho e satisfação, tanto dos “professores” como dos “alunos”, é medido pelas respostas a uma pesquisa aplicada no final de todos os módulos.

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